Trajeto de Dona Inês até Tanque(s): 23 Km. |
Como o nosso compromisso em João Pessoa-PB era somente na parte da tarde resolvemos visitar Dona Inês e aproveitar para participar do I Ciclotur na Caatinga, promovido pela Secretaria de Cultura, Turismo e Meio Ambiente do Município, representado por Mariano Ferreira da Costa.
Fui juntamente com Cláudia Celi e Fernando Amaral. Lá chegando fomos recepcionados pelo Secretário Mariano, sua esposa Rosângela e o pessoal de apoio da Secretaria. No prédio da Secretaria nos deparamos com uma biblioteca e com um pequeno museu cujo acervo é composto de artesanatos produzidos na região, além de objetos antigos que um dia foram de grande utilidade na vida do nordestino. Mariano é cordelista e nos presenteou com três dos seus trabalhos, além de nos deixar cientes de todos os projetos em curso e previstos para execução na cidade.
Descobrimos que Dona Inês-PB é uma região altamente propícia para o ecoturismo, com rico acervo de cachoeiras, locais para escalada, rapel, inscrições rupestres, trekking e mountain bike. O mais incrível é que fica perto tanto da capital do RN e da PB, permitindo bom e fácil acesso.
Depois de conhecer um pouco da história e potenciais da cidade tivemos também a oportunidade de conhecer um "mestre maleiro", que vem a ser um artesão que confecciona malas de madeira, daquelas que nossos pais e avós utilizavam para suas viagens de trens, misto ou pau de arara. Aproveitei o ensejo e encomendei uma mala.
Saímos então para fazer a trilha de bicicleta, ao passo que outro grupo foi fazer um trekking, devidamente acompanhados por um guia local. No grupo dos ciclistas contamos com o pessoal da cidade (Reginaldo, Lula, Genilson e outros cujos nomes não consegui registrar), além de dois carros de apoio (Mariano, Rosângela e Cláudia Celi). Dentre os ciclistas um filho da terra que hoje reside em Contagem-MG e está em Dona Inês visitando parentes. Ao saber do Ciclotur fez questão de conseguir uma bicicleta e fez todo o trajeto.
Passamos por diversas comunidades (Zé Paz, Cozinha, Várzea Grande, Seixo e Tanque), sendo sempre recebidos com um sorriso no rosto e saudados pelos locais. Em determinado trecho encontramos um carro atolado e ajudamos a sair do atoleiro.
Na comunidade de Tanque (Tanques) existe uma pousada (simples e simpática) e ali é possível comer um peixe frito (bem fresquinho) e tomar algo para refrescar. O atendimento no local foi feito por Ualisson, que foi bastante solícito e diligente.
O trajeto até Tanque foi de aproximadamente 23 Km e o retorno a Dona Inês importou em mais 7 Km, totalizando assim um percurso de 30 Km, sendo que grande parte descendo. É uma região muito bonita e merece uma visita.
Deixamos a cidade em razão do nosso compromisso em João Pessoa-PB, mas na saída firmamos com Mariano o compromisso de levar o grupo Rapadura Biker ao Município e juntos realizarmos uma ação social em uma das comunidades visitadas.
Trajeto de Dona Inês até Tanque(s): 23 Km.
0 comentários:
Postar um comentário