terça-feira, 18 de dezembro de 2012

MP constata irregularidades no Samu de Esperança



MP constata irregularidades no Samu de Esperança
O Ministério Público da Paraíba constatou irregularidades na base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do município de Esperança. Os problemas foram averiguados durante fiscalização realizada pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa dos Direitos da Saúde e equipes dos Conselhos Regionais de Farmácia, de Enfermagem, e de Medicina, no último dia 11, em atendimento à solicitação da promotora de Justiça de Esperança, Paula Camila Silva Amorim.
Segundo a coordenadora do Caop da Saúde, promotora Adriana Amorim, foi verificada grave situação, uma vez que a ambulância de suporte avançado encontrava-se sem médico plantonista. "Isto não é aceitável, em razão da natureza da ambulância, cuja presença de tal profissional é obrigatória", explicou a promotora.
Na ocasião, estavam presentes a coordenadora da unidade do Samu, bem como as equipes das duas viaturas, sendo uma unidade de suporte avançado e uma de suporte básico. A coordenadora do Samu de Esperança informou que a escala mensal está com um déficit de três profissionais médicos.
"Como justificativas, diga-se, inconcebíveis, a coordenação informou que a instabilidade política do município, que possivelmente terá novas eleições, acarretou numa insegurança dos profissionais, que pediram o desligamento. Alegou-se, ainda, que essa é a primeira oportunidade que o Samu de Esperança fica sem médicos na ambulância de suporte avançado", disse a coordenadora do Caop.
Também foi verificada a escala dos enfermeiros, com a cautela de assegurar a presença dos mesmos nos dois tipos de viatura. Após inspeções, os órgãos fiscalizadores comprometeram-se a encaminhar os relatórios ao Caop Saúde, que ficará incumbido de repassá-los à Promotoria para as medidas que forem necessárias.

Ascom

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.