A indústria taiwanesa Foxconn, responsável pela montagem dos produtos da Apple, poderá ser instalada em uma cidade da Paraíba.
A indústria taiwanesa Foxconn, responsável pela montagem dos produtos da Apple, poderá ser instalada em uma cidade da Paraíba. Isso será concretizado caso o governo federal atenda a uma solicitação da Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB) por meio do deputado estadual Lindolfo Pires (DEM), líder da bancada governista na Casa.
A Foxconn, com sede em Taiwan, é o maior fabricante de componentes eletrônicos e de computador no mundo. Já a Apple é uma empresa transnacional norte-americana que atua no ramo de aparelhos eletrônicos e informática, famosa principalmente pela fabricação do computador de marca registrada, Macintosh, com seu próprio sistema operacional, Mac OS, entre outros produtos.
O pedido do deputado Lindolfo, no requerimento 758 aprovado pela Assembléia na manhã desta quinta-feira (12), é direcionado à presidente Dilma Rousseff (PT) e ao ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.
No requerimento, Lindolfo lembra que seu apelo é decorrente à visita que a presidente Dilma fez no mês de abril à China, quando foram firmados diversos acordos econômicos, havendo a possibilidade da empresa Foxconn vir a ser instalada no Brasil. “Apelo à presidente Dilma para que sejam efetuados esforços e direcionamento para que essa empresa venha a ser instalada na Paraíba”, enfatiza Lindolfo.
“A recente vista efetuada à China pela nossa presidente trouxe a possibilidade de ser instalado no solo brasileiro de uma grande indústria de produtos eletrônicos de alta tecnologia, com a previsão de oferta de milhares de emprego, sendo previstos investimentos da ordem de 12 bilhões de dólares”, completa o deputado Lindolfo Pires.
Ele ressalta que ainda não foi definido o estado em que se planeja a implantação da indústria. “Nada mais justo do que se incluir o estado da Paraíba como prioritário para a instalação da empresa, tendo em vista dispormos de infra-estrutura portuária mais próxima da Europa e África; aeroporto de fácil acesso, em região estratégica, próxima aos demais estados nordestinos; bem como por dispor o estado da melhor e mais atrativa política de incentivos”.
Outro fator bastante relevante para que a Paraíba passe a concorrer para que a indústria Foxconn seja instalada em seu território, segundo Lindolfo, diz respeito o estado contar em Campina Grande de um pólo tecnológico de software, hardware e de sistemas de excelência, onde já exporta para diversos países as novas tecnologias ali pesquisadas e projetadas.
Paraíba Já com Assessoria