de pagamento durante greve
As
empresas são obrigadas a disponibilizar outra forma de pagamento de
contas durante a greve dos bancários iniciada nesta terça-feira (27),
alerta o Procon de João Pessoa. Já os consumidores devem entrar em
contato com a empresa para procurar alternativas de quitar seus débitos.
“Os consumidores já estão enfrentando a greve dos
carteiros e agora a dos bancários. Apesar das dificuldades, eles devem
entrar em contato com a empresa e solicitar outra forma de pagamento.
Podem pagar pela internet, ligar e pedir o número do código de barras
para pagar em casa lotérica, correspondente bancário e até nos caixas
eletrônicos”, orientou o secretário executivo do Procon-JP, Sandro
Targino.
Outra opção é verificar se podem quitar o débito na
própria sede da empresa. É importante seguir a orientação, pois, mesmo
durante a greve, se o consumidor não liquidar boletos bancários ou
qualquer outra cobrança, não estará isento do pagamento e ainda será
cobrado por multa e juros.
Consumidor não pode ser prejudicado – Segundo Sandro Targino, as
pessoas não podem ser prejudicadas pela greve dos bancários. Por isso,
se não for disponibilizada outra forma de pagamento e não tiver como
quitar o débito, o consumidor deve registrar todos os encaminhamentos
feitos na sua tentativa de não ficar com as contas atrasadas.
Além de pedir número de protocolo de atendimento na
empresa credora, os pessoenses que forem prejudicados devem registrar a
reclamação no órgão de defesa do consumidor. O Procon-JP também alerta
que os bancários devem respeitar o percentual de atendimento mínimo de
30%, seguindo o que determina a Lei da Greve.
Quem precisar recorrer ao Procon para ter seus
direitos garantidos, pode procurar o Serviço de Atendimento ao
Consumidor (SAC) de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na sede do
órgão, na Avenida Dom Pedro I, no Centro da Capital. Qualquer orientação
também pode ser obtida através do telefone 0800 083 2015.
Secom-JP
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