sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Eu Sou Candidato…


Está aberta a temporada de candidaturas para Prefeito e Vereadores em todo o Brasil, na Paraíba e por certo na nossa Dona Inês, terra querida e amada, que deve sempre receber dos seus filhos o que houver de melhor, seja de forma individual ou grupal,  e principalmente daqueles que se lançam candidatos a representantes do povo.
Já temos na Serra muitos nomes se lançando candidatos e aí percebo um erro juvenil, pois acredito que o nome do candidato deveria sair de grupos, das associações e dos clãs. Então, as diversas representações institucionais, como STR, Associação dos Professores, Associação dos Moradores de determinado local, bairro ou sítio, CDL, etc., apontariam um nome para concorrer e ser o seu representante na Câmara Municipal ou na Prefeitura. Mas o que temos são indivíduos que se lançam, que se entitulam aptos, que vislumbram um modo de ajudar sua gente, e/ou que buscam o poder e o prestígio e o cifrões do cargo, onde se faz pouco e se leva muito.
Ao invés do povo pedir e convencer para alguém ser candidato e bem representá-lo, é quem tem propensão a ser candidato que tenta viabilizar a sua candidatura prometendo as muitas vantagens que acredita ser a garantia da sua vitória. Aí reside o erro e os problemas da corrupção e da falta de compromisso político. Se o povo pedisse para um fulano ser o seu representante, não pediria dinheiro para votar,  mas muito pelo contrário, ajudaria o seu candidato na marcha para a vitória. Como o político é que corre atrás de votos, ele é que paga para ser votado.
Mas no momento em que paga pelo voto, acha que não tem mais compromisso com o eleitor, pois já pagou. Pagou para ser eleito e agora tem todo o tempo do mundo para recuperar o que investiu. Esse candidato eleito não faz nada pelo povo, pois já pagou para ser eleito. É uma conta que tem lógica e o desgraçado do eleitor não entende isso e passa 4 anos reclamando, dizendo que não vota nunca mais, até que chegue alguém oferecendo uma grana pelo próximo voto.
Tudo bem que durante a época da campanha surjam candidatos que são nossos amigos, nossos parentes, ou indicação de um bom amigo, ou ainda alguém com promessa de arrumar empregos, ou ainda alguém cujo Pai ou Mãe já foi Prefeito/Vereador e vem prometendo fazer igual ou muito melhor. Tome muito cuidado com todos estes candidatos. Converse bastante para compreender as suas intenções, verifique se as suas promessas tem pé e tem cabeça, ou seja, se existem condições de serem cumpridas, compare as coisas que ele diz agora que precisa do seu voto com as suas práticas diárias, pois muita gente diz uma coisa agora, mas sempre agiu bem diferente no passado.
Muitos candidatos novatos não tem noção do que é uma administração pública. Vai pra campanha prometendo mundo e fundos e falando bobagem, sem imaginar as dificuldades de governar um município ou passar quatro anos numa Câmara, responsável por aprovação de projetos, por planejar desenvolvimento, por legislar para o bem da população. Muitos só enxergam que Vereador não trabalha e só miram o gordo salário de 3.000 reais no bolso, todo mês. É um salário tentador, que iguala uma pessoa simples da Paraiba pobre a um trabalhador de país rico Europeu. Não caia nessa. Você é quem vai pagar a conta dele, do começo ao fim, portanto merece alguém que saiba trabalhar, que esteja preparado e compromissado com as causas elementares e importantes.
Vereador teria muito trabalho para realizar, mesmo que trabalhasse 5 dias por semana. Então sabe porque não trabalha? porque não sabe fazer nada, não se prepara. Tem muito Vereador que mal sabe falar, alguns são analfabetos. Isso acontece no Brasil todo, com raras exceções. Então só posso concluir que o eleitor é maluco de confiar um cargo tão importante a uma pessoa sem qualificação para o cargo. Lembro agora de Tiritica analfabeto; Toinho do Sopão, folclórico; Agnaldo Timóteo, cantor na tribuna; etc. Caramba, até os índios, que eram bem mais maltratados do que nós, que não usavam roupas, que não sabiam o que é telefone, carro, geladeira, bancos, eleição, advogado, médico, sorvete, escola, hospital, internet, etc., sabiam escolher melhor os seus Caciques.
O bom candidato é aquele que se vê trabalhando incansável, resolvendo os problemas e tomando iniciativas, trazendo investimentos, trabalhando para o desenvolvimento, administrando para todos. Num assim você pode confiar. Mas cuidado naqueles que se escondem, que se furtam de comparecer na praça pública, que não prestam contas dos seus atos, e deixam pra aparecer só em época de campanha. Esses são os profissionais. São aqueles que preparam um plano dourado e adoçado para enganar o pobre do eleitor, você meu amigo.
Não existe mágica no poder público, existe sim é muita dificuldade, pois os recursos são insuficientes, principalmente num município que vive de Repasse do Governo Federal. Por isso, cuide bem do que vai prometer o seu candidato, pois ele vai trabalhar de acordo com o que estiver disponível e de acordo com a sua visão. Atualmente a maioria dá prioridade a Educação e a Saúde, justamente porque os recursos vem carimbados e tem que ser utilizados na área, mas o resto fica a cargo do administrador, que aplica de acordo com a sua visão, aplica onde tem mais zoada. Não dizem que político só atende quem pede com barulho? então fica a dica.
Não decida o seu voto por beleza do candidato, pois beleza não se põe a mesa e os belos são muito orgulhosos e cheios de manias e não gostam de povão. Tem horror a povo. Não decida o seu voto por promessa mirabolante, pois são muito difíceis de cumprir. Não decida o seu voto por indicação de amigos, pois eles estão sempre interessados em alguma coisa e talvez estejam ganhando algo com o seu voto. Vote de acordo com a sua consciência. Faça uma lista de coisas boas do candidato, faça uma lista de coisas ruins do outro lado. Agora bote na balança. Veja ao final se vale a pena correr o risco de votar neste ou naquele.
Lembre-se, em época de campanha todo candidato se apresenta como um Santo, capaz de resolver todos os seus problemas. Mas saiba que não existe mágica, não se engane. Escolha o seu candidato pela sua história, pelo seu compromisso, pela sua entrega a causa pública, pelo seu comportamento perante as pessoas, pela sua forma de tratar com as pessoas mais simples e necessitadas, pela sua simpatia anterior.
Geraldo Guilherme/ Blog A Vo da Serra

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.