O
assessor de imprensa é um dos principais parceiros de um político.
Seja durante o período de campanha, seja na gestão de um mandato. Quando
o cargo é de deputado, o esforço para alcançar exposição em mídia
nacional é ainda maior e a relação com o assessor, mais próxima e
importante. Eleito, a realidade é outra. Em várias situações, o assessor
de imprensa torna-se um grande aliado do parlamentar, muitas vezes
exercendo o papel de assistente direto, sendo pago com verba de gabinete
– logo, dinheiro público.
Para verificar a qualidade dos serviços de assessoria de imprensa dos
representantes legislativos, IMPRENSA testou o atendimento e a
eficiência na resposta dos 513 deputados brasileiros. Durante a
pesquisa, averiguou-se que parte dos assessores não possui formação e
experiência em jornalismo ou relações públicas e que alguns chegam à
função por simpatia política.
O ponto de partida para a pesquisa foi o envio de um e-mail para cada
um dos deputados nos endereços disponibilizados no site da Câmara.Além
do pedido para que a solicitação fosse encaminhada à assessoria de
imprensa, a pergunta foi igual para todos: “Qual a importância do
relacionamento com a imprensa para o seu mandato?”
O
aumento da cobrança por transparência e o amadurecimento de algumas
instituições possibilitaram a criação de novos meios de prestação de
contas e diálogo com o eleitor. Entretanto, o bom uso dessas ferramentas
para comunicar-se com o povo ainda é baixo. Em São Paulo, uma pesquisa
da Medialogue feita em outubro – com 55 vereadores – apontou que 47%
ainda ignoram e-mails de eleitores. No levantamento feito por IMPRENSA, o
resultado não foi diferente. Em um período de dois meses – agosto e
setembro – a reportagem testou a comunicação dos políticos com
jornalistas e a eficácia de suas assessorias ao atender a imprensa. O
envio da pergunta “Qual a importância do relacionamento com a imprensa
para o seu mandato?” para o e-mail dos deputados seguiu com o pedido
“Aos cuidados da Assessoria de Imprensa” e deadline de uma semana.
DOS 513 E-MAILS DISPARADOS PARA OS DEPUTADOS FEDERAIS:
- 26,5% retornaram com algum tipo de resposta;
- 62,5% foram ignorados;
- 10,9% voltaram com mensagens de erros.
DOS 26.5% QUE RETORNARAM (136):
- 69,1% responderam a pergunta feita por IMPRENSA;
- 30,8% retornaram diretamente ou via assessoria, mas não deram continuidade à solicitação.
Dos 513 e-mails disparados, 136 foram respondidos, 321 ignorados e 56
voltaram. Entre os 136, 94 atenderam ao pedido da reportagem e 42
responderam, mas não deram continuidade à solicitação. Foram poucos os
retornos – se levado em conta o universo procurado – mas um deles chamou
a atenção. A assessoria do deputado Hugo Motta (PMDB-PB) não só
respondeu aos questionamentos da reportagem, como o fez em um formato
pouco usual: um áudio com a resposta do político foi encaminhado. Para
ele, uma assessoria eficiente é fundamental. “Uma equipe competente faz
com que o diálogo com a sociedade seja ampliado”.
A quantidade de mensagens que retornaram, bem como as ignoradas,
mostra que os e-mails não se configuram como uma forma eficiente para a
comunicação com os parlamentares e não parece ser o foco de atuação
das assessorias. Por outro lado, não se trata do único meio para o
diálogo com jornalistas e eleitores. Muitos possuem atuação ativa na
web e investem em sites próprios e redes sociais.
O QUE ELES DIZEM?
O ex-jogador e deputado Romário (PSB-RJ), apesar de não ter respondido ao contato de e-mail, conta com um site em que publica entrevistas, vídeos e informações sobre seus projetos. Jean Wyllys (PSOL-RJ) também não retornou ao e-mail, mas possui um perfil ativo em redes sociais. Já o deputado mais votado do Brasil, Tiririca (PR-SP), é um exemplo oposto. Seu poder de comunicação está relacionado à massa – aparições na TV e inserções em rádio – e não às plataformas de comunicação virtuais, como é o caso de outros representantes legislativos. Nas 94 respostas que IMPRENSA obteve, os políticos comentam a importância do trabalho da assessoria para suas funções. O deputado Luiz Carlos (PSDB-AP) reconhece que “a assessoria de imprensa é peça fundamental na execução do trabalho político e serve para levar ao público as ações do mandato, como o meio mais rápido e de maior credibilidade”. Para o Professor Sétimo (PMDB-MA), “na era das novas tecnologias, em que a comunicação e a informação ultrapassaram barreiras físicas, comunicar-se com a imprensa é fundamental”. Apesar de não ter um site próprio, o deputado conta com um perfil no Twitter.
O ex-jogador e deputado Romário (PSB-RJ), apesar de não ter respondido ao contato de e-mail, conta com um site em que publica entrevistas, vídeos e informações sobre seus projetos. Jean Wyllys (PSOL-RJ) também não retornou ao e-mail, mas possui um perfil ativo em redes sociais. Já o deputado mais votado do Brasil, Tiririca (PR-SP), é um exemplo oposto. Seu poder de comunicação está relacionado à massa – aparições na TV e inserções em rádio – e não às plataformas de comunicação virtuais, como é o caso de outros representantes legislativos. Nas 94 respostas que IMPRENSA obteve, os políticos comentam a importância do trabalho da assessoria para suas funções. O deputado Luiz Carlos (PSDB-AP) reconhece que “a assessoria de imprensa é peça fundamental na execução do trabalho político e serve para levar ao público as ações do mandato, como o meio mais rápido e de maior credibilidade”. Para o Professor Sétimo (PMDB-MA), “na era das novas tecnologias, em que a comunicação e a informação ultrapassaram barreiras físicas, comunicar-se com a imprensa é fundamental”. Apesar de não ter um site próprio, o deputado conta com um perfil no Twitter.
É senso comum de que é obrigação dos parlamentares informarem à
sociedade o que estão fazendo em seus mandatos. Muitos políticos têm
essa consciência e enxergam no diálogo com a imprensa uma forma de falar
com o eleitor. José Priante (PMDB-PA) ressalta que “todo cidadão tem o
direito de saber o que seus representantes políticos estão fazendo e
todo parlamentar tem o dever de prestar contas do seu mandato à
sociedade”. Ele também reconhece que a grande imprensa é o melhor meio
de atender a essas demandas, mas nem sempre é possível contar com a
espontaneidade desses veículos. Daí a importância da assessoria de
imprensa para não só buscar espaço na grande mídia, mas também
identificar soluções que aprimorem a comunicação entre o parlamentar e a
sociedade. O importante é conseguir um canal eficiente para diálogo.
Matéria publicada na edição de novembro (273) da Revista IMPRENSA.
Fonte: Revista IMPRENSA
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