O Santuario Nossa Senhora de Fátima, na Pedra da Boca, está abandonado e desprezado, veja a situação constatada em visita
O Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Araruna, foi inaugurado em 13 de maio de 2010, pelo então governador José Maranhão. O Santuário fica ao lado do Parque Estadual Ecológico da Pedra da Boca.
*O inicio* - A obra foi iniciada no 2º governo de Maranhão que sempre se mostrou entusiasta do projeto, na época pessoas ligadas a área ambiental se mostraram contrários ao projeto. Na 1ª etapa foram consumidos cerca de 1 milhão de reais, ao deixar o governo em abril de 2002, para ser candidato a Senador, obra ficou inconclusa e assim permaneceu por vários anos, ao retornar ao governo em 2009 , o projeto foi reativado.
*A reforma* - Na segunda etapa das obras, o governo investiu R$ 1,1 milhão, recursos do Tesouro do Estado. Foram realizados pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Suplan), serviços no piso, recuperação das arquibancadas, da iluminação e o monumento para abrigar a santa. Ainda foram construídas instalações para lojas de artesanato e de artigos religiosos.
*Turismo religioso* - O objetivo da obra é contribuir com o desenvolvimento turístico da Paraíba. Todo mês acontecem missões religiosas no local, em especial no dia 13 de maio, dia Nossa Senhora de Fátima. É um equipamento valiosíssimo para o turismo religioso e bastante conhecido por ser também uma área científica, arqueológica, por conta da Pedra da Boca.
*O descaso e abandono* - No final do governo Maranhão, o santuário foi repassado em comodato a Diocese de Guarabira, em seguida foi encaminhado um Projeto de Lei, autorizando a Prefeitura Municipal de Araruna a conceder uma ajuda de custo no valor de R$2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) para que a Diocese de Guarabira fizesse a manutenção do Santuário. Segundo dados do Sagres apesar de aprovado não consta o referido repasse para a Diocese. Com isso o santuário está abandonado e sendo depredado, ao chegar já se nota o mato tomado conta de toda a área, vidros quebrados, luminárias destruídas, fios roubados, portões danificados, muito lixo e até preservativos, demonstrando que encontros sexuais estão acontecendo em pleno Santuário. Sem nenhuma vigilância um patrimônio religioso e público de mais de 2 milhões de reais, está sendo destruído sem que haja uma explicação ou solução plausível para o caso.
A reportagem constatou em pleno domingo, 12 de fevereiro às 13 horas a presença de muitos fiéis no santuário mesmo não sendo dia de missa, e na opinião de todos, revolta com a situação e a cobrança de uma ação que modifique o estágio atual. É importante que toda a comunidade ararunense se conscientize dessa situação e cobre uma solução para o caso enquanto ainda é possível debelar a situação caótica em que se encontra.
O vereador Adailson Bernardo pediu que toda a sociedade ararunense a se manisfetar em pro da solução deste problema, haja vista que é de todos.
O pre-candidato Availdo Azevedo acompanhou a visita e disse está estarrecido com o completo descaso da Prefeita de Araruna em relação a este magnifico patrimonio do povo Ararunense e pediu para que todos se juntem em pró da manutenção do Santuario.
0 comentários:
Postar um comentário