Caros amigos da Serra,
Há poucos dias escrevi aqui sobre alguns filhos da Serra que vem se destacando em algumas áreas, lutando por sua terra e sua gente e procurando um espaço para se desenvolver como pessoa, como cidadão. Mas são bem poucos, dá pra contar nas mãos, e aí vem a pergunta: Cadê os outros???
Todos nós estamos acostumados com os nomes de Pelé, de Dilma, de Lula, de Ricardo Coutinho, de Ronaldinho, de Messi, de Tony Ramos, de Madre Tereza de Calcutá, de Viviane Araújo e de Xuxa, o Prefeito, mas temos que saber que para chegar lá, tiveram que ralar muito, persistir, investir e depois se submeter a uma dieta, a muitas regras e muita determinação para se manter no posto. Bobeou, dançou! todos sabemos disso.
Então cadê os filhos ilustres de Dona Inês? temos general, desembargador, professores universitários, engenheiros, jornalistas, delegados, advogados, vereadores e empresários em capitais do Brasil, funcionários do governo e tantos outros nos quais me incluo. Será que Dona Inês só serve para relembrar do passado e ir passar um fim-de-semana com velhos familiares? Será que não daria para ajudar de alguma forma ao nosso torrão natal e por tabela ao nosso povo? Essa gente toda poderia aparecer mais, conversar entre si para buscar uma forma de desenvolver e fazer crescer aquela serra que tanto nos orgulha… mas só da boca pra fora?
Também me pergunto porque os nossos professores, os nossos alunos universitários, os nossos funcionários públicos competentes e capacitados não se pronunciam, não participam de debates, não expõem suas idéias e opiniões sobre os diversos assuntos que são expostos e tratados, deixando a água rolar ladeira abaixo, lavando as mãos, como se não tivesse nada a ver com tudo o que acontece no seu quintal, casa e jardim. Ficam todos igual lagartixa, só balançando a cabeça. Lamentável!
Eu não entendo como um povo quer tudo de bom se faz muito pouco para isso acontecer. Todos já entenderam que não se pode deixar tudo nas mãos dos políticos. É preciso participar, lutar pelos nossos ideais, pelo menos tentar fazer valer as nossas idéiais.
Fico me perguntando pra que serve a inteligência, o estudo, se não fazemos nada para ajudar o nosso mundo e retribuir aos nossos convivas aquilo que aprendemos. O mundo é uma troca, recebemos o bem mais precioso de graça e não vendemos por preço nenhum, mas precisamos trabalhar por um mundo melhor. Sempre há a possibilidade de melhorarmos o que já é bom, o que já está pronto e acabado. E sempre tem algo por perto precisando de atenção, de cuidado, de manutenção. Não podemos ficar parados vendo o bonde da vida passar e achar que já fizemos muito. É preciso continuar vivendo até o fim.
Entramos na Era da Informação. Temos, primeiro, o computador, capaz de processar milhões de tarefas simultâneas e facilitar a nossa vida; e segundo, a internet, esse maravilhoso sistema que nos coloca em contato com o mundo inteiro, ao vivo. Mas pra que tem servido esse negócio todo, em sua maior parte de utilização? Quem sabe? quem arrisca dizer? Eu digo e provo. A maioria só utiliza para jogar, pervertir e brincar, e em brincar englobo orkut, facebook e msn. E infelizmente, nestes, que foram criados com outras idéias e conceitos, para ajudar no dia-a-dia, a maioria utiliza para brincadeiras, joguinhos, correntes, choradeiras, spams, ou seja, muito lixo e perturbação.
Fica difícil atingir a evolução esperada da raça humana e de cada um de nós, individualmente, se não sabemos aproveitar as chances que são atiradas em nossas mãos e deixamos escapar… e muito complicado compreender por que agimos assim.
Dona Inês tem vários blogs, alguns noticiosos, alguns voltados para públicos específicos (esportistas, turistas) e os pessoais, mas não consegue mover um leitor sequer a emitir um comentário, seja de concordância, seja de descordância, ou uma opinião mais abalizada. Nossas cabeças pensantes parecem ser apenas as que escrevem ou copiam. As demais parecem desprovidas de necessidades, de pensamento, de liberdade, de tudo.
E não dá para aplicar aqui o ditado ‘quem cala, consente’, pois se assim fosse, diante de algumas matérias, logo logo se veria uma tomada de atitude, uma consequencia, uma repercussão de determinado assunto. Não, ninguém aparece. Mas peraí, ninguém aparece nas respostas escritas. Ninguém participa de blogs, de sites. E quando participa é a nível pessoal, com frases que não tem duas linhas de conteúdo. Quando o assunto é rádio, o pessoal adora. Ligar para o rádio e participar de programas é algo que muitos fazem muito bem. E isso é bom. Ali as opiniões são ouvidas.
Por que será que tem coragem de falar errado, no rádio, para toda uma região ouvir e não tem coragem de escrever errado? É… a falar todos aprendemos, certo ou errado… já a ler e escrever, é mais difícil. Mas Dona Inês é um município com um nível IDEB dos melhores e os seus professores recebem o Piso Nacional de Salário e devem ser ases do saber.
Então, sem encontrar um motivo válido, concluímos que os donainesenses não participam, não opinam, não comentam as matérias nos blogs porque são preguiçosos. Porque preferem lavar as mãos para os assuntos importantes e se entregam aos que não tem futuro. Porque preferem brincar de fazer nada e não querem nem saber do que realmente importa.
É pra isso que o Brasil gasta bilhões de reais em educação? é assim que queremos ser um país de Primeiro Mundo? é assim que vamos sentir orgulho da nossa Serra, com gente omissa que não oferece nada em troca do que tem e sabe?
Botem na cabeça que nós podemos muito, nós podemos mais!
Geraldo Guilherme, Blog Voz da Serra.


















0 comentários:
Postar um comentário