A cidade de Alagoa Grande, localizada no brejo paraibano, está comemorando 147 anos de sua emancipação política nesta quinta-feira (26) com uma programação modesta elaborada pela prefeitura municipal.
Mas nem sempre foi nesta data que Alagoa Grande comemorou sua emancipação; anteriormente os livros registravam a data de independência política da cidade no dia 27 de março de 1908.
Em 2009 o historiador alagoagrandense José Avelar baseado em pesquisas peculiares informou que a verdadeira data de emancipação de Alagoa Grande aconteceu no dia 26 de julho de 1865. Avelar se baseia nas leis que criaram a comarca local, já que não se pode criar comarca antes de existir a cidade.
Segundo José Avelar os registros históricos relatam que em 05 de setembro de 1874 foi criada a comarca de Alagoa Grande, pelo então Presidente da Província da Parayba, Exmo. Sr. Silvino Elvídio Carneiro da Cunha, Barão do Abiay.
Em 2009 a data de comemoração da Emancipação Política de Alagoa Grande foi mudada pela Câmara Municipal.
Independentemente da questão da mudança de data na comemoração do aniversário da cidade, Alagoa Grande é uma cidade puljante em se tratando de desenvolvimento.
Com personalidades que engrandecem a história do município, Alagoa Grande exportou para o Brasil filhos ilustres a exemplo de Jackson do Pandeiro.
Nem mesmo a conhecida “Tragédia de Camará” foi capaz de fazer os alagoagrandenses perderem a esperança no futuro e de desanimarem diante das dificuldades.
A sua filha ilustre Margarida Maria Alves é um exemplo de luta e perseverança para aqueles que um dia pensou (apenas pensou) em desistir.
Alagoa Grande segue forte e esperançosa rumo ao desenvolvimento que à torna sempre GRANDE!.
Da RedaçãoDo Expresso PB
0 comentários:
Postar um comentário