sábado, 15 de setembro de 2012

Região do Brejo Paraibano destacando-se por contar com a maior quantidade de Santuários Religiosos do Estado.




Pelos estudiosos da religiosidade católica e, das crendices populares, ao apontarem a grande quantidade de Santuários Religiosos existentes na grande região do Brejo Paraibano. Para começar, destacam o grande espaço onde se cultuam as benções de Frei Damião, localizado no alto da serra da Jurema, no município de Guarabira. Em Bananeiras, o reverenciado “Cruzeiro de Roma”, localizado na comunidade conhecida como Roma, bem próximo à estrada que dá acesso a Belém e Guarabira, há milhares de anos que se encontra situado no alto de uma elevada serra, obrando milagres, benções e luzes a uma grande quantidade de fiéis e adoradores daquele espaço, classificado como santificado. Bem na frente da Igreja Matriz, em Bananeiras, a imensa estátua de Nossa Senhora das Graças, sempre se constituiu num ponto de pagamento de promessas e de glórias outras alcançadas, por pessoas que enfrentavam momentos dificieis e considerados quase intransponíveis. No sítio Lázaro, naquele Município, nas terras de propriedade do Ex-Prefeito, Paulo Luíz Guimarães, a Capela da Cruz da menina,
Também tem se destacado como um desses pontos de encontro da fé; Em Solânea, bem próximo ao Forum; Em Pirpirituba, numa das Praças de entrada e, em Serraria, na área conhecida como a Floresta, grandes imagens de Padre Cícero, sempre atraiu, de.
Forma ardorosa, a presença de incontáveis adoradores. Em lagoa Seca, também às margens da Estrada que dá acesso à Campina Grande, a Imagem da Virgem dos Pobres, sempre conta com a presença de pagadores de promessas, vela acessa fitas.
Amarradas, moldes de pernas, cabeças, braços entre outros, simbolizando os efeitos das graças alcançadas. Cacimba de Dentro, num de seus Sítios, conhecidos como Boa.
Vista o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, tem se revelado num dos mais procurados pontos de pagamento de Promessas, de Romaria e de adorações diversas.
Para selar todo esse enrredo, o Distrito de Santa Fé, no Município de Solãnea, bem próximo à Arara, conta com os restos morais do “santo” Padre Ibiapina, ali sepultados, para o contentamento maior de muitos, já que, como se sabe, transita nos Tribunais Canônicos do Vaticano, processo que estuda a possibilidade de Canonização do mesmo, podendo, desta forma, ser celebrados como um dos Primeiros Santos do Brasil,
Sepultado nas Terras do Brejo Paraibano.


Geraldo Belo - diariodobrejo.com – Blog do Braga Neto

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.