quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Araruna implanta o CREAS- centro de referência especializado de Assistência Social





Araruna implanta o CREAS- centro de referência especializado de Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Araruna implantou, recentemente, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social. O referido Serviço de Proteção Especializada está funcionando no Centro de Inclusão da Criança e do Adolescente, localizado na Praça Feliciano Soares (vizinho a Secretaria de Educação do Município).

    Mas, o que é o CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social?
     De acordo com a definição expressa na Lei Nº 12.435/2011, o CREAS é a unidade pública estatal de abrangência municipal ou regional que tem como papel constituir-se em lócus de referência, nos territórios, da oferta de trabalho social especializado no SUAS a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos.    Seu papel no SUAS define, igualmente, seu papel na rede de atendimento.
   Sua implantação, funcionamento e a oferta direta dos serviços constituem responsabilidades do poder público local e, no caso dos CREAS Regionais, do Estado e municípios envolvidos, conforme pactuação de responsabilidades. Devido à natureza público-estatal, os CREAS não podem ser administrados por organizações de natureza privada sem fins lucrativos.
   Dada a especificidade das situações vivenciadas, os serviços ofertados pelo CREAS não podem sofrer interrupções, seja por questões relativas à alternância da gestão ou qualquer outro motivo.
   O papel do CREAS no SUAS, portanto, define suas competências que, de modo geral, compreendem:
• Ofertar e referenciar serviços especializados de caráter continuado para famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, conforme dispõe a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais;
• A gestão dos processos de trabalho na Unidade, incluindo a coordenação técnica e administrativa, da equipe, o planejamento, monitoramento e avaliação das ações, a organização e execução direta do trabalho social no âmbito dos serviços ofertados, o relacionamento cotidiano com a rede e o registro de informações, sem prejuízo das competências do órgão gestor de assistência social em relação à Unidade.

Qual público deve ser atendido no CREAS?
   Nos serviços ofertados pelo CREAS podem ser atendidas famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, em conformidade com as demandas identificadas no território, tais como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual: abuso e/ou exploração sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; vivência de trabalho infantil; discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia; descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família e do PETI em decorrência de situações de risco pessoal e social, por violação de direitos, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes, dentre outras.
   O CREAS conta com uma Equipe de Referência constituída pelos seguintes profissionais: 01 Coordenador, 01 Assistente Social, 01 Psicólogo, 01 Advogado, 02 Técnicos de Nível Superior ou Médio, 01 Auxiliar Administrativo.
  
Parceria com o Projovem Adolescente:
   A Coordenação Municipal do CREAS, na pessoa do Prof. José Mário Dantas, em conjunto com toda a Equipe de Referência, está elaborando uma série de iniciativas que vai colaborar no processo de aprimoramento dos jovens do Projovem Adolescente do Município.
   Dentre os projetos, podemos elencar o Grupo de Trabalho voltado para a Orientação Profissional, o Grupo de Trabalho para formar multiplicadores de informações sobre a problemática das drogas, dentre outros.


Por http://projovemadolescenteararuna.blogspot.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.