segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Serra da Raiz completa nessa segunda-feira (21),54 anos de emancipação política



por Michele Marques
Share on linkedinAs declarações da prefeita foram dadas neste final de semana, durante sua participação da festa de São Sebastião em Lagoa de Dentro.
Durante o dia haverá uma programação com alguns eventos.
Serra da Raiz, é um município brasileiro da região Nordeste, localizado no estado da Paraíba. Pertence a Mesorregião do Agreste Paraibano e à Microrregião de Guarabira. Está distante 138 quilômetros de João Pessoa, a capital do estado. Sua instalação oficial ocorreu em 21 de janeiro de 1959. Porém, é considerada uma das mais antigas povoações do estado da Paraíba.
O município de Serra da Raíz teve sua origem datada a partir do século XVIII com a concessão de sesmarias. A partir desse período foi construída uma rústica indústria de beneficiamento e fiação de algodão, conhecida como “Bolandeira”, pelo senhor Bento José da Costa, um dos primeiros moradores da povoação. Essa construção favoreceu para o desenvolvimento e crescimento do então povoado. Posteriormente foram construídas a Casa Grande, a Senzala, um curral e uma pequena Capela feita de taipa dedicada ao Senhor do Bonfim.
A pequena capela do Senhor do Bonfim foi construída numa parte de terra doada pelos moradores da localidade e elevada a categoria de paróquia no ano de 1870, pelo Padre Emídio Fernandes. Contudo, nos arquivos da Paróquia da Serra da Raiz está registrado como primeiro pároco o Padre Sebastião Bastos de Almeida.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.