sexta-feira, 22 de março de 2013

Câmara de Areia inova e aposta no poder da internet e das redes sociais


vereadora ana gonzagaUma nova legislatura, com novas ideias, novos protagonistas e também com novas práticas. Essa é uma das metas da Câmara Municipal de Areia, município localizado no Brejo paraibano, para garantir a realização e a inovação do trabalho no parlamento municipal nesta nova legislatura que vai até o dia 31 de janeiro de 2017.
Para esta primeira sessão legislativa, uma das primeiras iniciativas da Mesa Diretora da Casa, que tem pela primeira vez na história da Casa uma presidente mulher, Ana Paula Gonzaga (PRB), é garantir a transparência dos atos e publicizá-los com eficiência.
Conforme Gonzaga, para que a concretização desse projeto seja possível, a Mesa Diretora da Casa iniciou um trabalho de divulgação permanente no sítio da Câmara Municipal de Areia, através do endereço http://www.camaraareia.pb.gov.br/ a fim de manter os moradores da cidade, assim como os do Estado da Paraíba, cientes das tomadas de decisões do parlamento municipal.
“No site da Câmara também serão transmitidas as sessões em tempo real para que os moradores que não puderem comparecer ao plenário possam ficar por dentro de tudo o que acontece no parlamento, assistindo ao vivo e podendo deixar criticas e sugestões no sítio da Casa”, relatou.
Além do sítio oficial, a Mesa Diretora também instalou na sede da Casa Legislativa o sistema WIFI, assim, de acordo com a vereadora, qualquer pessoa pode levar celular, notebook ou outro aparelho compatível e acessar gratuitamente a internet.
“A Câmara será aberta todas as noites, sendo assim, as pessoas poderão assistir um jornal, ler uma revista, acessar a internet. Na era da informação, pensamos em facilitar o acesso à rede e proporcionar à população o acesso a uma viagem virtual”, destacou.
Outro projeto que ainda está em fase de elaboração é a confecção de um Jornal Impresso Bimestral para distribuir na cidade e em outro momento um programa de rádio. “Muitas pessoas, principalmente no interior do Estado, como é o caso de Areia, não possuem internet e tampouco tiveram oportunidade de serem incluídos nos programa de inclusão digital, por isso estamos trabalhando esse projeto para deixar informados todos os públicos, sem restrições, levando a informação de tudo o que acontece na Câmara até a casa do morador”, adiantou.
Redes sociais - Gonzaga, que também foi uma das vereadoras mais votadas na cidade, aderiu às redes sociais no intuito de abrir um canal aberto com os moradores de Areia. Com uma fan page no facebook intitulada ‘Problemas e Soluções’, a parlamentar divulga as ações da Câmara, como também seus projetos individuais referentes ao mandato.
“A rede social é um veículo de comunicação muito ágil e eficiente. Lançamos uma proposta e segundos depois temos o feed back dos internautas. Hoje a nossa vida está on line e o nosso trabalho também e o que pudermos fazer para garantir a transparência dos nossos atos nós o faremos”, destacou.
Conscientização – Com o objetivo de esclarecer e conscientizar os jovens, a Câmara Municipal, também com o intuito de inovar, fará visitas e palestras nas escolas da cidade e da zona rural para despertar o diálogo com os discentes e destacar a importância de um vereador para a cidade.
“Queremos instigá-los a entender qual é o verdadeiro papel de um vereador na sociedade, queremos despertar a consciência participativa das pessoas e com isso manter um diálogo entre a população e “nós vereadores””, explicou.
Câmara intinerante – Mas não serão apenas as escolas que terão a oportunidade de entender o trabalho legislativo na cidade de Areia e participar. De acordo com Ana Paula, a Casa também trabalha para por em prática o projeto Câmara Itinerante.
“Estaremos realizando sessões nos Distritos do nosso município, debatendo os problemas de cada localidade para avaliar como a Cãmara pode ajudar. Saber do problema pela boca de quem vive o problema é diferente de apenas ouvir falar do problema”, asseverou.
Regimento interno - Criado em 1984, o Regimento da Casa também deverá passar por mudanças nesta nova legislatura já que o texto, em vários pontos, entra em contradição com a Lei Orgânica do município, que é datada de 1999.
“Vamos convocar os vereadores, analisar uma nova redação. Já está na hora de mudar”, finalizou.
PB Agora

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.