quarta-feira, 20 de março de 2013

Curso de Engenharia Civil do Campus de Araruna implanta projeto de Informática Solidária


Responsabilidade social e compromisso com a cidadania têm sido marcas efetivas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em todos os seus oito câmpus. Um dos retratos da preocupação que a universidade tem em estar cada vez mais próxima da população, interferindo e mudando sua realidade, vem do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde – CCTS do Campus VIII, localizado em Araruna.
Atendendo a um apelo feito pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Araruna e como forma de preencher uma lacuna existente na região, a chefia do Campus, através do curso de Engenharia Civil e em parceria com o Núcleo de Cultura e Artes do Campus VIII, implantou o curso “Informática Solidária”.
A iniciativa, gratuita, já está com duas turmas formadas, beneficiando diretamente quase uma centena de alunos carentes da cidade de Araruna. Os alunos matriculados no curso garantiram a vaga levando apenas um quilo de alimento não perecível, que foi destinado a famílias carentes da cidade. No total, 80 jovens se inscreveram no curso, que é coordenado pelo professor Laércio Leal.
A procura foi tanta que a coordenação teve que abrir outra turma, no segundo horário. A primeira turma funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 18h às 19h30, e a segunda turma das 19h30 às 21h30. “A procura foi muito boa e superou nossas expectativas”, conta o professor Laércio. As aulas abordam temas que vão desde a introdução à microinformática até pesquisa e recursos multimídia.
O curso com informações básicas sobre informática é ministrado por professores da UEPB, tendo a frente o professor de Informática, Rafael Brito. Segundo o coordenador do projeto, a iniciativa surgiu no segundo semestre de 2012 e se tornou referência de ação social dentro do Campus. A perspectiva do professor é que o curso seja ampliado este ano, com a abertura de novas turmas.
A diretora do Campus, professora Alessandra Brandão, destaca que a ideia de implantar um curso de informática gratuito dentro da universidade nasceu em função da demanda local. Ela conta que foi procurada pela coordenação do Sine de Araruna que expôs sobre a necessidade de um curso semelhante, visto que muitos jovens estavam ficando fora do mercado de trabalho por falta de conhecimentos na área de informática.
Araruna1

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.