terça-feira, 3 de setembro de 2013

Resumo da sessão ordinária de sexta na Câmara de Araruna: Proposituras e discursos; Veja o que ocorreu

s
A sessão ordinária na Câmara municipal de Araruna, Casa Nô Lima, do dia 30/08/2013 contou com a presença de todos os parlamentares da cidade com exceção do peemedebista de Zé de Assis.
Como de costume, ocorreu a Leitura da ata da sessão anterior e das novas proposituras da atual sessão. A partir daí, o presidente Naldo de Zé de Neco, facultou à palavra a todos pares presentes.
Desta vez a propositura polêmica foi do vereador Francisco Railton (Pepeta) que dispunha em pedir ao presidente da câmara para que determinasse expediente ao assessor jurídico e ao contador da casa, de no mínimo três dias por semana. Porém, após discussão de seus pares o vereador achou melhor modificar seu pedido para apenas um dia na semana. Jefferson Targino votou contra tal, entretanto o requerimento foi aprovado.  
Jefferson Targino: Destacou a farta produção legislativa na sessão de hoje. Cita e parabeniza todas as proposituras e enfatiza: “oportunas demais”. Ressalta as atribuições do assessor jurídico previstos em artigos de lei, em réplica a requerimento apresentado pelo verador Pepeta, julga-o desnecessário. Comenta sua volta ao quadro efetivo do município, por decisão judicial. E desmente fofoca que dispõe em falar que o mesmo não teria sido recebido pela prefeita na prefeitura e revela que foi ao local citado falar com a secretária para tomar providências para o mesmo volta ao trabalho na saúde imediatamente.
Lulinha: Comenta e se diz contrário ao requerimento de Pepeta que pede para que seja determinado ao assessor jurídico e contador da Casa um expediente de no mínimo três dias por semana.  
Dona Lurdinha: Justifica seus votos de pesar apresentados. Acha desnecessária a reivindicação do cumprimento da resolução que determina fornecimento de linha de telefonia móvel para os vereadores, de autoria do vereador Adailson Bernardo, assim como não concorda com o requerimento de Pepeta e dispara: “Não devemos interferir na administração do presidente, esse tipo de decisão cabe a ele.”
Toinho Natanael: Sugere que Pepeta modifique seu requerimento, de três dias para um dia por semana.
Rodolfo: Diz que até então não recebeu a lista dos beneficiários do programa Bolsa Família que propôs desde o inicio da legislatura. Justifica os seus requerimentos.
Adailson Bernardo dos Santos: Parabeniza pela produção legislativa, em virtude do número de proposituras apresentadas englobando diversos temas e pastas. Adjetiva de “imensurável” o trabalho voluntário dos funcionários dos correios, que estão fazendo uma função da prefeitura. Emociona-se ao agradecer ao vereador Lulinha pela lembrança de nomear através de projeto de lei, uma rua com o nome de sua mãe, Maria da Conceição Bernardo dos Santos.  Explica os seus demais requerimentos.
Aline Natanael: Frisa os requerimentos e concorda com todos, com exceção do de Pepeta, mas não o nega totalmente seguindo a opinião do seu irmão Toinho, diz que concordará se for apenas um dia.
Boró: Não usa palavra.
Pepeta: A princípio disse que não mudaria seu requerimento, como queriam alguns vereadores, destacando que respeita o lado de seus pares. Porém após conversa com seus pares um acordo político aconteceu e o vereador viu que para o bem maior e para atendimento parcial do que ele havia requisitado, acabou mudando seu requerimento para solicitar apenas expediente de um dia na semana do assessor jurídico e do contador.
Proposituras aprovadas:
Projetos de lei:
Projeto de lei do vereador Luís Azevedo: Denominação de ruas do loteamento José Gomes de Azevedo. Homenageados: Maria da Conceição Bernardo dos Santos e Natanael Teixeira de Lima.
Projeto de lei do vereador Jefferson Targino: Institui na grade curricular das escolas municipais de ensino fundamental de Araruna, a disciplina “Educação no Trânsito”.
Requerimentos:
Requerimento 111/2013 de autoria do vereador Adailson Bernardo:
Votos de aplauso para os senhores josemilton Fernandes de Oliveira (Mará), Carlos Antônio Borges de Morais (Carlos Suzuki) e Renato Salvador de Lima por serviço voluntário pretsado à população.
Requerimento 112/2013 de autoria do vereador Adailson Bernardo: Pede a formação de uma comissão a fim de se reunir com o presidente da SUPLAN, para tratar de assuntos referentes ao ginásio de esportes do colégio Benjamim Maranhão.
Requerimento 113/2013 de autoria do vereador Adailson Bernardo: Que seja posta em prática a resolução que determina fornecimento de telefonia móvel dos vereadores, pela Câmara.
Requerimento 114/2013 de autoria do vereador Adailson Bernardo: Estudo em relação ao Posto de saúde na comunidade Barbaço, pois o mesmo situa-se em local de fronteira entre três cidades.
Requerimento 115/2013 de autoria do vereador Adailson Bernardo: Pede criação de comissão especial para criar condição para realização de implantação de estrada ligando o Parque Estadual Pedra da Boca à sede do município.
Requerimento 116/2013 de autoria do vereador Francisco Railton: Pede ao executivo que disponha um local para o atendimento de médicos aos moradores da comunidade Lagoa de Mata. Pelo menos uma vez por semana.
Requerimento 117/2013 autoria do vereador Francisco Railton: Pede ao Presidente da Casa de determine expediente de pelo menos uma vez por semana ao assessor jurídico e ao contador.
Requerimento 118/2013 autoria do vereador Francisco Railton: Pede para que seja determinada, meia hora antes ou depois das sessões para entrevistas dos parlamentares à rádio serrana a fim de divulgação.
Requerimento 119/2013 autoria do vereador Francisco Railton: Pede para que seja implantado o Programa do PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural) no município de Araruna, através da prefeitura.
 Requerimento 120/2013 de autoria da vereadora Maria de Lourdes: Votos de pesar à família da senhora Cícera Ramos da Silva.
Requerimento 121/2013 de autoria da vereadora Maria de Lourdes: Votos de pesar à família da senhora Izabel Maria de Souza.
Requerimento 122/2013 de autoria do vereador Luís Azevedo: Solicita à Secretaria do Estado de Cidadania a vinda do Programa de Cidadania para Araruna.
Requerimento 123/2013 de autoria do vereador Rodolfo Cordeiro: Pede ao DER que seja realizado serviço de capinagem na PB-111 no trecho que liga Araruna à Tacima.
Requerimento 124/2013 de autoria do vereador Rodolfo Cordeiro: Pede para fins de fiscalização, à SERNARC que envie a lista dos beneficiários do Programa Bolsa Família na cidade de Araruna.
Requerimento 125/2013 de autoria do vereador Jefferson Targino: Votos de pesar à família do senhor Dr. Almir Carneiro da Fonseca.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.