domingo, 6 de outubro de 2013

Oposição x situação: Discussões se acentuam na Câmara Municipal de Araruna

 s
No primeiro momento, houve a protocolar leitura das proposituras que iriam entrar na pauta de sessão. Os vereadores presentes escutaram atentamente o que foi proposto, para que quando então a palavra fosse facultada a cada um, pudessem discutir com propriedade. Aline Natanael, Zé de Assis e Rodolfo Cordeiro, foram os faltosos da reunião legislativa descrita.
Posterior à leitura, o presidente da Casa Nô Lima, o peemedebista Naldo de Zé de Neco facultou a palavra a todos os presentes, seguindo a ordem de chegada dos parlamentares.
Proposituras apresentadas:
Poder Executivo, prefeita Wilma Maranhão: Dispõe dobre autorização para abertura de crédito especial ao orçamento vigente, aprovado pela lei nº 59/2012 de 28/12/2012 no valor de R$ 55.000,00 (cinquenta e cinco mil reais).
Requerimentos:
Requerimento 134/2013 de autoria da vereadora Maria de Lourdes Solano: Consigna votos de pesar à família da senhora Ana Maria de Freitas do Nascimento em virtude de seu falecimento ocorrido nesta semana.
Requerimento 135/2013 de autoria do vereador Jefferson Targino: Consigna moção de pesar aos familiares da senhora Francisca de Fátima Araújo da Costa, falecida no dia 2 próximo passado.
Requerimento 136/2013 de autoria do vereador Adailson Bernardo: Pede à presidência da Casa que determine calendário constando as sessões itinerantes que serão realizadas este ano.
Requerimento 137/2013 de autoria do vereador Francisco Railton: Solicita ao Poder Executivo municipal para determinar limpeza de todos os barreiros do município.
Requerimento 138/2013 de autoria do vereador Francisco Railton: Solicita ao Executivo municipal para determinar reparos em todas as estradas municipais que estão em péssimas condições.
Requerimento 139/2013: Solicita ao Executivo municipal para determinar abastecimento d’água através de carros pipas em todas as localidades no município que estão com dificuldades de água.  
O vereador Jefferson Targino, comentou em relação às moções de pesar, destacando a importância das cidadãs homenageadas. Disse-se favorável a todos os requerimentos. Pede que as matérias relacionadas à saúde sejam de conhecimento da comissão parlamentar que trata desta pasta, a qual o mesmo é relator.
Dona Lurdinha declara que as moções de pesar às famílias da Sra. Fátima e da Sra. Dona’na são homenagens justas. Quanto aos requerimentos concorda com todos e enfatiza: “Tudo aquilo que vier de qualquer parte e beneficie o povo tem o meu apoio”. Com relação ao credito suplementar pedido pelo executivo, também é favorável.
Toinho Natanael e Boró não fazem uso da palavra.
Adailson Bernardo, afirmou que em relações as moções de pesar os homenageados já foram bem representadas por Dona Lurdinha e Jefferson Targino. Comenta sobre as estradas intransitáveis do município, em contrapartida, o vereador Boró anunciou o começo dos trabalhos nas estradas pelo trator de esteira já na próxima segunda. Adailson continuou e falou sobre as represálias da mobilização da saúde: o livro de ponto localizado fora do local de trabalho dos funcionários e da transferência da enfermeira Mônica.
Dona Lurdinha, pediu a palavra e opinou que transferência de funcionário é uma atitude administrativa e que ocorre em todas as gestões e acentua-se se o funcionário em questão se opuser as ideias politico-administrativas do gestor. “Isso já faz parte da cultura brasileira” declarou.
Adailson continuando, colocou a questão do cancelamento do convenio com o ‘Mais Médicos’ sem motivos, visto que Araruna tem uma grande falta de médico. Lulinha e Boró se opuseram e disseram que quase sempre há médicos no município (PSF e hospital). Adailson ironizou “Quando eu precisar de médicos, vou procurar o Sr. Lulinha, já que o senhor diz que sempre há médicos.”
O vereador Francisco Railton enfatizou em suas palavras o pedido pelo fim da politicagem. E lembrou que o importante é fazer o que beneficie o povo.
Lulinha comenta os requerimentos apresentados. Defende a gestão municipal dizendo que problemas existem em todo o país. Detona o governo do estado, citando o desinteresse de Ricardo Coutinho com Araruna, enfatizando, o problema do ginásio do Colégio Benjamim Maranhão e da saúde a nível estadual: “É uma vergonha” disse o peemedebista.
Adailson pede uma parte e joga a bomba de volta às mãos de Lulinha: “Vergonha é uma cidade, como Araruna, ter um ‘galpão’ como ginásio de esportes. Vergonha é o Poder Executivo municipal tomar uma obra do Governo Estadual e fazer uma gambiarra como foi feito no Estádio Demóstenes Cunha Lima. Vergonha é o descaso que existe na saúde de Araruna, falta tudo”.
No fim, todos os requerimentos foram aprovados, inclusive também, o projeto de lei do executivo que trata da suplementação para o pagamento do terreno do matadouro público. 
Conexão Noticias

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.