quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Saiba todas as “barreiras” que separam Vital do Ministério da Integração


PB Agora revela todas as “barreiras” que separam Vital do Ministério da Integração
Nomeação do paraibano na Integração Nacional sofre um "verdadeiro bombardeio" em Brasília 

Sintonizado com os bastidores da política estadual e nacional, o portal PB Agora teve acesso a algumas das barreiras que têm separado o senador Vital do Rêgo Filho do Ministério da Integração Nacional.

Disputada por diversas forças políticas, a pasta será responsável pela retomada das obras da Transposição do rio São Francisco, considerada uma das principais metas do Governo Federal para 2014.

A primeira barreira é a determinação do governador do Ceará, Cid Gomes, que deseja manter o seu aliado e atual ministro, Francisco Teixeira, que substituiu o pernambucano Fernando Bezerra. O partido de Cid Gomes, o PROS, ameaça lançar a candidatura de Ciro Gomes à presidência caso o PMDB assuma a pasta.

A segunda barreira é a relação tensa que alguns aliados da presidenta têm mantido com o senador na Paraíba, sobretudo o Partido Progressista. Sabe-se que PP e PMDB são ferrenhos adversários em Campina Grande, e a nomeação de Vital, obviamente, desagradará o ministro Aguinaldo Ribeiro devido ao embate local existente entre as duas famílias. A contestação, nesse caso, é eminentemente pessoal. Sobre esse assunto, há uma publicação inclusive no jornal Correio Brasiliense.

A terceira barreira é um acordo antecipado pela presidenta Dilma Rousseff com o presidente do Senado, Renan Calheiros, para garantir o apoio do PT ao candidato do PMDB, Renan Filho, em Alagoas. A aliança está praticamente selada na “terra dos Palmares”, o que diminuiria a pauta de reivindicações dos peemedebistas em Brasília.

A quarta barreira é a candidatura do senador Eunício Oliveira ao Governo do Ceará. O peemedebista exige o apoio do PT e do governador Cid Gomes ao seu projeto. Consequentemente, Cid quer o Ministério.

Para dificultar ainda mais o processo, líderes do PP e do PROS anunciaram nesta quarta-feira (6) a formação de um bloco na Câmara dos Deputados que reunirá 57 deputados para aumentar o seu poder de negociação, elevando o cacife de ambos no Governo Dilma Rousseff. A união das siglas também visa, evidentemente, afrontar o PMDB.

Pelo que se vê, a nomeação do paraibano na Integração sofre um "verdadeiro bombardeio". Precisa saltar pelo menos quatro grandes barreiras.

A presidenta Dilma Rousseff, no caso em pauta, não poderá ser ‘salomônica’ e terá que desagradar gente de muito peso que opera contra Vital do Rêgo.

Diante desse quadro, ascender a altercada pasta será uma proeza e tanto do senador paraibano. Precisa se valer neste momento da palavra de encorajamento bíblico que diz que “os humilhados serão exaltados”. 

Ytalo Kubitschek 

PB Agora

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.