DNIT iniciou as obras de recupareção da ponte.
O Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) começou na manhã de sexta-feira (5) as obras de recuperação da ponte da BR-104 Norte, que liga as cidades de Lagoa Seca e São Sebastião de Lagoa de Roça, no Brejo paraibano. O trecho estava interditado desde 17 de julho, após ter sido parcialmente danificado com as fortes chuvas que caíram sobre a região. A previsão é de que os reparos sejam concluídos em 15 dias.
A parte mais afetada foi a pista da direita, no sentido Campina Grande-Lagoa de Roça, na ponte construída sobre o riacho Quissé. A estrutura foi abalada pela enxurrada com o estouro de 15 açudes, sendo três de grande porte. “O volume de água foi muito grande. Foi danificado o aterro da pista e vai ser feita a recomposição. Todo o guarda-corpo será refeito, além da parte de limpeza e fiscalização”, informou Tarcísio Gomes, engenheiro do Dnit.
O valor total da obra não foi informado pelo Dnit, mas o órgão adiantou que esta será a maior intervenção realizada no Estado para solucionar os problemas causados pelas chuvas de julho. Uma licitação em caráter emergencial foi feita para a realização da obra, que será executada pela SVC Engenharia. Três máquinas que estavam em obras no município de Delmiro Gouveia, na Bahia, foram deslocadas para Lagoa Seca, sendo uma motoniveladora, um rolo compactador e uma pá carregadora.
A ponte do Quissé é o principal acesso à região do Brejo. Com a interdição, os motoristas que trafegam na região são obrigados a seguir viagem por desvio de 4,2 quilômetros numa estrada vicinal de terra para ter acesso à PB-097, que liga Lagoa Seca a Alagoa Nova. O percurso que antes era feito em apenas 15 minutos estava sendo feito em quase uma hora.
Na última quarta-feira, motoristas de transporte alternativo de seis municípios da região fizeram um protesto bloqueando a BR-104 no acesso à PB-097. Participaram da manifestação os motoristas de transporte alternativo das cidades de Lagoa Seca, São Sebastião de Lagoa de Roça, Esperança, Remígio, Solânea e Arara. Só nesses municípios os estragos na ponte da BR-104 estão prejudicando uma população de 125 mil pessoas.
Da Redação do Paraiba 1
Com Jornal da Paraíba
Com Jornal da Paraíba
0 comentários:
Postar um comentário