quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Benjamin Maranhão discursa na Câmara em favor do piso salarial dos Agentes de Saúde



Benjamin Maranhão discursa na Câmara em favor do piso salarial dos Agentes de Saúde

O deputado federal Benjamin Maranhão (PMDB-PB) discursou nesta quinta-feira (01/09), na Câmara dos Deputados, em favor do Projeto de Lei (PL) nº 7459/06, que trata do piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde e combate a endemias. Na ocasião, o parlamentar falou também dos trabalhos realizados pela Comissão Especial que analisa o tema e defendeu o piso nacional de R$ 1.090,00.
Consulta aos TCEs
Benjamin Maranhão enviou essa semana uma consulta aos Tribunais de Contas Estaduais solicitando informações sobre a situação contratual dos agentes de saúde em cada estado. O deputado quer saber, entre outras coisas, se os estados e municípios estão participando da complementação salarial dos agentes de saúde.
Ministério da Saúde
Na terça-feira (30/08) o deputado esteve reunido com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para pedir que o Governo Federal faça parte da mesa de diálogo em torno da proposta do piso salarial, lembrando que são os agentes de saúde os responsáveis pela saúde preventiva.
Leia a íntegra do discurso:
"Sr. Presidente, venho tratar do trabalho que temos realizado na Comissão Especial do PL nº 7.495, de 2006, e seus apensos.
Trata-se da criação de cargos na FUNASA, mas também de todas as questões relativas aos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. Temos realizado audiências públicas e seminários em todos os Estados da Federação. Semana passada estivemos no Maranhão, estivemos em Sergipe e há pouco estivemos na Paraíba.
Estamos construindo uma proposta que dialogue não só com a União e o Governo Federal, mas também com os Estados e municípios. Desses encontros estaduais, estamos tirando justamente o entendimento que queremos levar não só ao Ministério da Saúde e à Casa Civil, mas também à Confederação Nacional dos Municípios (CN) e aos Governos estaduais.
O debate, em cada seminário que realizamos, também envolve as Assembléias Legislativas e os representantes dos Governos estaduais...
A relevância é grande. Os agentes comunitários de saúde e combate à endemia merecem essa consideração da Casa, Sr. Presidente. Obrigado.
Estamos construindo uma proposta para que os Governos estaduais venham a participar também, dando efetividade à própria Lei do Sistema Único de Saúde (SUS), que cria a gestão tripartite entre União, Estados e Municípios.
A proposta que estamos fazendo é que haja complementação do piso salarial de dois salários mínimos pela União, participação dos Municípios e que os Governos Estaduais que se omitem na maioria dos casos em relação à atenção básica à saúde venham a contribuir com 20% do piso salarial dos agentes comunitários de saúde, que queremos que seja de dois salários mínimos, para dar dignidade a essa categoria profissional, que é base do nosso Sistema Único de Saúde".
  Assessoria de Imprensa do deputado federal Benjamin Maranhão

oferecimento

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.