Belém a Caiçara-Rodovia sem lei e sem segurança
Reportagem especial do Nordeste1 traz imagens que comprovam desrespeito aos motoristas, ousadia de proprietários rurais e descaso das autoridades
As rodovias que cortam o estado da Paraíba, principalmente na região do brejo, se encontram em estado de calamidade. Motoristas usam espaços oferecidos nos meios de comunicação para cobrar soluções das autoridades competentes e clamam por medidas que possam oferecer segurança e melhores condições de trafegabilidade.
Trechos esburacados, sem sinalização e sem acostamento são apenas algumas das dificuldades dos motoristas que usam as diversas rodovias paraibanas.
PB-089 é uma rodovia do estado da Paraíba que liga os municípios de Belém/PB, Caiçara/PB, Logradouro/PB e Nova Cruz/RN. Foi denominada pelo Departamento de Estradas e Rodagens da Paraíba (DER) de rodovia estadual MaestroJoaquim Pereira de Oliveira.
O Nordeste1 escolheu a rodovia no brejo para denunciar outra problemática, esta, cada vez mais visível e preocupante. A PB 089 é a prova do perigo e do descumprimento da lei, fato que acontece em outras rodovias do estado.
Em quilômetros distintos da PB 089 propriedades rurais, literalmente, estão invadindo o espaço que deveria ser utilizado como acostamento em caso de necessidade dos motoristas. A dita invasão é tão absurda que as poucas placas de sinalização existentes na rodovia foram tragadas pelas fazendas e sítios que para aumentar suas terras desrespeitam os limites e oferecem perigo a quem trafega pela estrada.
Num determinado ponto, para não ter o trabalho de remover o instrumento de sinalização, o proprietário fez uma abertura e passou o arame pela placa deixando-a dividida entre a rodovia e a propriedade.
O Nordeste1 entrou em contato com o órgão competente para fiscalização, porém a ligação para o DER-PB passou para quatro setores diferentes até cair, antes, porém, fomos informados que o Diretor Hélio Cunha Lima estava em fiscalização de campo. Em contato com o Detran/Guarabira confirmamos que a distância mínima para a fixação das cercas nas estradas estaduais deve ser de mínimo 15 metros e que apenas o Diretor DER poderia dá explicações quanto algum tipo de ação contra a prática irregular dos proprietários rurais. Na rodovia citada há trechos que o local que deveria servir de estacionamento tem pouco mais de um metro entre o asfalto e as cercas.
Um outro problema implícito na falta de espaço entre rodovia e propriedades rurais é verificado quando acontece algum acidente. Bombeiros e autoridades de segurança sentem dificuldades em organizar o tráfego, visto que, não há possibilidade de tirar da pista supostos veículos envolvidos.
Para comprovar que o caso não é isolado, o Nordeste1 registrou na PB 075 outro exemplo no qual a placa de sinalização em um trevo importante que dá acesso a cidade de Sertãozinho, via Pirpirituba ou Belém, foi absorvida também por uma propriedade rural.
Um outro problema implícito na falta de espaço entre rodovia e propriedades rurais é verificado quando acontece algum acidente. Bombeiros e autoridades de segurança sentem dificuldades em organizar o tráfego, visto que, não há possibilidade de tirar da pista supostos veículos envolvidos.
Para comprovar que o caso não é isolado, o Nordeste1 registrou na PB 075 outro exemplo no qual a placa de sinalização em um trevo importante que dá acesso a cidade de Sertãozinho, via Pirpirituba ou Belém, foi absorvida também por uma propriedade rural.
A reportagem não poderia ser finalizada sem os seguintes questionamentos: Tal realidade se trata de falta de fiscalização, desrespeito a lei, ousadia dos donos das propriedades, vista grossa do governo, falta de respeito aos usuários das rodovias... ou tudo isso junto?
Para onde vai o dinheiro das multas, fiscalizações, emplacamentos e impostos?
Com a palavra o DER-PB!
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Tony Souza
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