A Prefeita Marta Ramalho inaugurou e entregou a população, nesta terça-feira, 31, a Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência-SAMU. A ação faz parte do Projeto de Regionalização do Serviço e chega a Bananeiras, num clima de muita expectativa e satisfação.
A solenidade de inauguração aconteceu na sede da Base, localizada a Rua Paulo Amaral, por volta das 17h30, com a presença de autoridades, convidados e o público em geral.
A ambulância disponibiliza de todos os equipamentos necessários para primeiros socorros.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.
Trote
Foi sancionada e publicada no Diário Oficial do dia 7 de dezembro de 2011, pelo governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) uma lei que determina a aplicação de multa para as pessoas que passarem trotes para telefones de emergência no estado. A norma estabelece multa de R$ 100 para quem fizer ligações enganosas para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop) e Defesa Civil.
A lei prevê também que as ligações originadas de telefones públicos serão anotadas para constar em um levantamento de incidência geográfica e posterior identificação dos autores. Ela diz também que a multa de R$ 100 será duplicada em caso de reincidência.
Oriente as pessoas, em especial as crianças, para que não façam trote com este serviço. O tempo e os recursos gastos com isto podem fazer com que atrase o atendimento a um paciente em situação de ameaça imediata à vida.
Fotos/Josué Yarlei
Bananeiras Online
Duas solenidades marcaram na terça-feira (31), por volta das 17h, à entrega do serviço de SAMU nos municípios de Solânea e Bananeiras (PB). Na ocasião, foram apresentadas as instalações e as equipes que serão responsáveis pelo atendimento.
A prefeita de Bananeiras, Marta Ramalho (DEM), destacou que as dependências dispõem de dormitórios, cantinas e de um espaço totalmente adequado para que a equipe possa prestar um bom serviço.
O SAMU bananeirense funcionará por traz do hospital. Trata-se de uma unidade básica que prestará serviços de atendimento em urgência e emergência.
Estiveram presentes o vice-prefeito Douglas Lucena, o presidente da Câmara Edgar Santa Cruz, e demais vereadores da base da prefeita, secretários e populares. O padre Pedro Alexandre abençoou as instalações.
Já em Solânea, o prefeito Dr. Chiquinho ladeado por seus auxiliares fez a entrega de uma unidade avançada do SAMU, que vai funcionar ao lado do antigo Sesp.
Após destacar a importância do serviço, o prefeito lembrou que os serviços também estarão disponíveis para a região.
A central fica em João Pessoa e a população pode solicitar o serviço através do 192. A recomendação é para que todos se empenhem no sentido de evitar os trotes, que além de prejudicar o trabalho pode impedir que vidas sejam salvas.
Redação/Focando a Notícia
0 comentários:
Postar um comentário