quarta-feira, 27 de junho de 2012

Pesquisa da Fecomércio indica redução do índice de inadimplência do paraibano



Falta de planejamento é principal causa de endividamento

O índice de inadimplência do consumidor da Região Metropolitana de João Pessoa reduziu neste mês de junho, na comparação com maio. A constatação é de uma pesquisa feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (IFEP). O levantamento verificou uma diminuição de 0,85 pontos percentuais na inadimplência, passando de 8,20% em maio para 7,35% neste mês.
Quanto aos motivos alegados pelos consumidores que possuem contas em atraso, a falta de planejamento nos gastos domésticos aparece em primeiro lugar (59,35%). Em seguida vem o desemprego na família (16,18%) e a inflação (6,88%). A pesquisa também observou que dívidas de terceiros (5,41%), queda na renda familiar (3,86%), esquecimento do vencimento da fatura (2,94%) e gastos com a saúde (1,47%), também ocasionaram o atraso nos pagamentos.
Em relação ao endividamento, o IFEP constatou, neste mês, que 79,79% dos consumidores possuem algum tipo de dívida voluntária (parcelamentos de cartão de crédito, cheque pré-datado e especial, cartão de loja, entre outros), contra 78,58% no mês anterior. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a taxa de endividamento ficou praticamente estável, registrando leve alta de 0,05 pontos percentuais, tendo em vista que em junho de 2011 o nível era de 79,74%.
Na análise por gênero tanto os homens quanto as mulheres apresentaram elevação no índice. Entre eles, subiu de 78,43% em maio para 79,63% em junho. Entre elas, a taxa de endividamento teve leve alta. Em maio, 79,15% e em junho, 79,91%. Por faixa salarial, os consumidores que possuem rendimentos de até dois salários mínimos foram os que registraram a maior alta de endividamento (+1,63%), atingindo 80,61% dos entrevistados e, por idade, os que se enquadram na faixa etaria de 37 a 47 anos (+1,64%). Por escolaridade, as pessoas com Ensino Médio completo apresentaram a maior alta na taxa (+1,03%), variando de 80,91% em maio para 81,94% este mês.
Entre as razões apontadas para o surgimento das dívidas, mais uma vez o cartão de crédito apareceu como um dos principais fatores, com 78,29% dos consumidores. Em segundo lugar aparece o financiamento de carro ou moto (22,37%), seguido pelo empréstimo pessoal (9,87%), prestação da casa própria (8,22%) e cartão de loja (6,91%). Neste quesito, o entrevistado podia citar mais de um item, por isso o somatório ultrapassa 100%.
A análise também revelou que dos consumidores com contas em atraso 51,47% tentaram renegociar suas dívidas com os credores e 17,14% deste total não encontraram nenhuma dificuldade no momento da renegociação. Em contrapartida, alguns consumidores encontraram as seguintes dificuldades para renegociar as dívidas: taxa de juro elevada (57,14%, falta de recursos financeiros (48,57%) e prazos de pagamentos curtos (20%).
Metodologia
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor da Região Metropolitana de João Pessoa tem o objetivo de diagnosticar e traçar um perfil dos consumidores que possuem dívidas e/ou estão inadimplentes. Os dados da pesquisa foram coletados durante os 10 primeiros dias do mês com cerca de 400 consumidores na Região Metropolitana de João Pessoa, escolhidos de forma aleatória com a exigência de possuir renda e ser maior de idade.
Da Redação (com assessoria)
WSCOM Online

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.