domingo, 15 de julho de 2012

Operação Falcatrua desmantela quadrilha que fraudava a Previdência Social


  Operação Falcatrua desmantela quadrilha que fraudava a Previdência Social

Itajaí/SC - A Polícia Federal deflagrou, hoje (12/7), a Operação Falcatrua na região de Itajaí, Camboriú, Balneário Camboriú e Itapema. As investigações se iniciaram há seis meses e indicaram a existência de uma quadrilha que fraudava a Previdência Social por meio da utilização indevida de nomes de segurados possibilitando a obtenção de empréstimos fraudulentos na Caixa Econômica Federal. Sessenta policiais federais cumprem 11 mandados de prisão e 11 de busca e apreensão, além de sequestro de bens e arrecadação de valores.

A quadrilha abria contas bancárias em diversas instituições financeiras, em nome dos beneficiários dos empréstimos, para onde o dinheiro era transferido ou depositado e depois sacado.

Além de lesar instituições federais apurou-se, também, que o grupo investigado efetivava financiamentos em estabelecimentos privados, tais como grandes redes de lojas e diversas instituições financeiras e bancárias, além de compra de aparelhos e/ou linhas de celulares com apresentação de nomes falsos.

Os “laranjas” recebiam entre 10 a 15% dos valores efetivamente sacados, devendo o restante ser obrigatoriamente repassado ao comando da quadrilha, cujos integrantes acompanhavam as operações em locais próximos aos estabelecimentos lesados, mas sempre de forma dissimulada.

Estima-se que a organização criminosa movimentava em torno de R$ 300 mil por mês com tais golpes. Considerando que há indícios de que o líder da quadrilha atua neste segmento criminoso há aproximadamente 20 anos, os prejuízos para as instituições públicas e privadas são expressivos.

Os investigados serão indiciados pelos crimes de estelionato, formação de quadrilha, uso de documento falso, ameaça e falsificação de documento público.

O nome da operação vincula-se ao fato dos integrantes da quadrilha utilizarem a expressão “falcatrua” ao se referirem a preparação dos golpes, e por demonstrarem simpatia ao número 171, correspondente ao crime de estelionato previsto no Código Penal, conforme se observa da placa do veículo do chefe da organização, que continha o numeral, e de senhas utilizadas pelos mesmos.


Comunicação Social da Delegacia de Polícia Federal em Itajaí
Tel.: (47) 3249-6758

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.