Na manhã desta terça-feira (8), mesmo sobre ameaça de chuva, médicos, estudantes, integrantes do CRM e funcionários da saúde de Araruna, juntamente com a sociedade Ararunense, foram às ruas protestar contra o baixo investimento na saúde pública, chamando a atenção para os problemas enfrentados no município.
O movimento foi aderido pelos profissionais da saúde da cidade, em companhia da população, que se concentraram na Praça João Pessoa. Os manifestantes vestiram o uniforme branco e usaram algumas peças de roupas pretas, simbolizando luto pelo caos total na saúde da cidade. Além disso, o composto caminhou pelas ruas da cidade carregando apitos e cartazes. Durante a passeata, eles ressoavam o grito de protesto: “Saúde unida jamais será vencida”, e seguiam de forma pacifica até o Hospital Maria Julia Maranhão, localizado na Rua Cel. Pedro Targino. O percurso da caminhada terminou em seu ponto de partida.
A pauta municipal luta em prol da melhoria das precárias condições de infraestrutura dos hospitais e centros de saúde da cidade.
Uma critica exposta por manifestantes, destaca a falta de compromisso por parte da gestão do município em oferecer melhores condições de trabalho e o plano de cargos e carreiras, não só para funcionários da saúde, mas para todos os funcionários públicos de forma geral.
De acordo com o Sr. Adenildo Amorim, funcionário da saúde no município, “Qualquer mobilização hoje tem seu valor, essa manifestação reivindica, principalmente, melhorias no serviço de saúde oferecido à população.” Ele ressalta também a falta de médicos, limitação de recursos e boas condições de trabalho. “Precisamos melhorar a saúde, principalmente no que se refere às administrações municipais.”
A manifestação contou com o apoio e orientação da Polícia Militar de Araruna.
A enfermeira do PSF IV, Dra Maria Mônica, declarou: "Nós profissionais de saúde, realizamos nosso trabalho com compromisso, competência e amor. Damos a nossa vida para cuidar da sua, estamos presente nos momentos mais importantes e difíceis de sua vida.Cidadão, usuário da saúde, entenda nossa luta, defenda nossa causa por um sistema de saúde melhor, mais justo." (Via Facebook)
Quando perguntado o que achava a respeito do movimento o vice-prefeito Iran Pontes, foi enfático: "É um movimento popular, um movimento trabalhista. Não querendo envolver política, por que é um direito que assiste não só aos profissionais de saúde, mas como a educação a limpeza urbana e etc. A população de Araruna está de parabéns por estar buscando o que lhes é de direito."
Realmente um dia histórico para o município, que também está junto com todo o Brasil pedindo Saúde de qualidade.
Redação Com Araruna1
0 comentários:
Postar um comentário