sexta-feira, 3 de junho de 2011

ALPB e Câmara Municipal realizam sessão para discutir instalação da UFPB em Guarabira



capa-sessao-ufpbA Câmara Municipal de Guarabira ficou pequena devido ao grande número de participantes da sessão especial, realizada na tarde desta sexta-feira (03),na Câmara Municipal de Guarabira (Casa Osório de Aquino), com o objetivo de discutir a implantação de um campus da Universidade Federal da Paraibana na cidade, por iniciativa do deputado Raniery Paulino (PMDB) e do vereador guarabirense Beto Meireles (PDT).
A Deputada Estadual, Léa Toscano, disse que continuará na luta pela implantação do Campus da UEPB em Guarabira. Léa fez questão de frizar que, ao lado do Deputado Raniery Paulino, ambos representantes do Brejo na AL do estado, não vai descansar até conseguir, junto com todos os demais envolvidos neste processo, a instalação do Campus de Guarabira.
A cidade de Guarabira reúne todas as condições de ter um campus da UFPB, pois polariza 32 cidades da região do Brejo paraibano, segundo declarou o vereador Beto Meireles, em seu discurso. “Por tudo que a nossa cidade representa, não entendo ainda porque Guarabira não foi incluído no programa de expansão da Universidade Federal da Paraíba”, ressaltou.
O reitor Rômulo Polari informou que o projeto para instalação de um campus na cidade de Guarabira já se encontra no Ministério da Educação, dentro do terceiro Plano de Expansão das Universidades Federais. “Guarabira precisa contar com um campus da Universidade Federal da Paraíba, pois é uma cidade pólo. Para tanto, precisamos da força e da união de todos os paraibanos, principalmente da classe política para incluir Guarabira no novo plano de expansão das universidades federais, que será formatado no próximo ano”, acrescentou.
Ante as adversidades climáticas, a natureza parece dizer à Paraíba que a educação é o único e o melhor caminho para promover o desenvolvimento do Estado, segundo ressaltou o reitor Polari. Com base nessa premissa, Rômulo disse que antes de ser reitor e professor é um economista preocupado com o desenvolvimento da Paraíba e, por isso, já está engajado na luta deflagrada pelo povo guarabirense. “Quando a luta é coletiva sua concretização torna-se realidade”, disse.
Polari assegurou que o governo Lula deu nova vida às universidades federais, com o plano de expansão do ensino superior, com ênfase para a interiorização, fato que, segundo o reitor, vem ao encontro do anseio do povo de Guarabira. “Na minha visão, pois sou otimista, já penso Guarabira com um campus voltado para a área da Saúde e, quem sabe, com um hospital universitário”, comentou.
O deputado Raniery Paulino também ressaltou a importância da implantação de um Campus em Guarabira e disse que a sessão conseguiu unir todos os segmentos da sociedade guarabirense, independente de cor partidária, em torno de um só objetivo, que é trazer para Guarabira uma sede da Universidade Federa da Paraíba. “Não estamos aqui para medir forças, mas sim para somar esforços. E o nosso esforço é no sentido de ter aqui, na nossa cidade, uma universidade federal”, declarou.
A bancada paraibana no Congresso Nacional, presente ao evento, colocou seus mandatos à disposição da cidade de Guarabira e do UFPB, para, juntos, conseguir concretizar o sonho do povo guarabirense de ter no município uma unidade educacional da Universidade Federal da Paraíba.
O deputado Anísio Maia (PT) disse que instalar a UFPB em Guarabira é uma luta da Paraíba, pela importância da cidade na região e no cenário paraibano. “Essa luta não é só de Guarabira, mas sim da Paraíba. Isto é, Guarabira não pode ficar à margem do plano de expansão da UFPB”, comentou.
O presidente do Rotary Clube de Guarabira, Adriano Lins, disse que o município é uma cidade pólo e que cresce a grandes proporções, mas, diferente de cidades menores do Estado, ainda não conta com um campus da UFPB. Na ocasião, o presidente Adriano Lins entregou ao magnífico reitor Rômulo Polari uma Carta de Intenções. “Os primeiros passos já foram dados e p Rotary foi pioneiro nesta luta”, comentou.
A sessão contou com a presença da prefeita municipal, Fátima Paulino, do reitor da UFPB, professor Rômulo Polari, do bispo da Arquidiocese de Guarabira, Dom Francisco Dantas Lucena, do ex-governador Roberto Paulino, do senador Vital Filho (PMDB), dos deputados federais Luis Couto (PT),  Ruy Carneiro (PSDB),  Manoel Júnior (PMDB) e Benjamim Maranhão (PMDB), dos deputados estaduais Raniery Paulino (PMDB), Lea Toscano (PSB), Anísio Maia  (PT), Arnaldo Monteiro (PSC), Vituriano de Abreu (PSC) e Gervásio Maia (PMDB), do presidente da PBGÁS, Zenóbio Toscano – ex-prefeito da cidade e ex-deputado estadual – , além de prefeitos da região polarizada por Guarabira.
A sessão foi aberta pelo deputado Arnaldo Monteiro e, depois, conduzida pelo presidente da Câmara Municipal de Guarabira, vereador Francisco Ednaldo de Souza Leite (PMDB).
Da Redação com portal independente
 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.