sexta-feira, 17 de junho de 2011

Audiência pública define cursos do IFPB/Guarabira

O Pró-Reitor do Instituto declarou que o campus de Guarabira já foi inserido na planilha orçamentária enviada pelo MEC e que equipamentos já foram adquiridos


A Câmara Municipal de Guarabira foi palco de mais um ato que ficará na história do município. A Prefeita Fátima Paulino, juntamente com o Deputado Raniery e os Vereadores da cidade receberam na tarde desta quinta (16), representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e da sociedade guarabirense para um debate a cerca dos cursos que o Instituto disponibilizará no campus que será instalado na capital do brejo.
Após a abertura oficial, um vídeo institucional mostrou aos presentes à atuação do Instituto. Logo após o Professor Paulo de Tarso Costa Henriques, Pró-Reitor do IFPB fez uma explanação histórica e falou da importância do ensino técnico nos dias atuais.
O Pró-reitor falou que o Instituto tem disponibilidade para atender e lidar os portadores de deficiências e apresentou alguns dos objetivos do campus que será inaugurado em Guarabira destacando o processo de formação continuada e a intensidade da carga horária dos cursos.
Foram apresentados alguns cursos que o instituto já dispõe e destacou-se cursos escolhidos pela comunidade, como o de designer gráfico implantado em Cabedelo a pedido dos moradores. Paulo de Tarso alertou que os cursos mais avançados necessitam de um investimento maior, como um campus próprio e para tal a autorização da Presidência da república após toda burocracia inerente.
Ficou claro que apenas as pessoas que no mínimo já tenham o ensino fundamental poderão fazer os cursos de qualificação profissional oferecidos pelo IFPB e uma das metas do instituto, ainda segundo Pró-Reitor, é prometer pouco e cumprir muito.
Uma pesquisa sobre as necessidades da região polarizada por Guarabira foi realizada para sugerir os cursos do IFPB. Os números da referida pesquisa foram apresentados pelo Dr. Jimmy de Almeida Lélles, responsável técnico do Instituto, nela os presentes puderam observar aspectos geográficos e econômicos da região.
O IFPB sugeriu para iniciar as atividades em Guarabira, os cursos Técnico Integrado em Informática, Técnico Integrado em Contabilidade; Técnico Subseqüente em Segurança do Trabalho e em Informática; Gestão Comercial, Sistema para Internet e Licenciatura em Matemática. Ainda foram distribuídos formulários para que os presentes pudessem sugerir outros cursos, com espaços para as respectivas justificativas.
No uso da palavra, o Deputado Raniery Paulino falou da importância geográfica e econômica de Guarabira e agradeceu a disponibilidade dos membros do IFPB em dialogar com a sociedade. 
O Vereador Beto Meireles questionou se há ainda algum tipo de situação que venha por ventura a impedir a instalação do campus em Guarabira, para o que o Pró-Reitor respondeu que essa hipótese é descartada, visto que, após o contato da Prefeita Fátima e do Deputado Raniery ainda com o ex-presidente Lula, Guarabira já aparece na planilha orçamentária enviada pelo MEC e que a audiência já é um sinal considerável e incontestável dessa realidade. Paulo de Tarso disse ainda que os equipamentos e mobília que serão utilizados no Paulo VI, onde será instalado o campus, já foram adquiridos.
As propostas feitas através dos formulários que foram distribuídos entre os presentes serão criteriosamente analisadas pelos representantes do IFPB.


Da Redação com Nordeste1

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.