terça-feira, 28 de junho de 2011

PF deflagra 'Operação Catimbó' e prende traficante internacional na Capital



O empreendimento era utilizado para lavagem dinheiro e tráfico de drogas. A empresa está lacrada.

A Polícia Federal (PF) em Curitiba desencadeou a Operação Catimbó, para repressão do crime de tráfico internacional de drogas, desde o final de semana. Na Paraíba, o traficante Raimundo Braz Falcão foi preso no último domingo (26), dentro do próprio apartamento no Edifício Cascata de Prata, no Jardim Oceania em João Pessoa. Foram apreendidos documentos e materiais que estão sendo periciados.
Segundo informações do Delegado Mesquita, Raimundo mantinha uma transportadora na cidade de Jaboatão dos Guararapes, denominada Desafio Transporte e Logística LTDA, com o filho Marcelo Yuri Pinheiro Falcão que está com mandado de prisão decretado, mas continua foragido
De acordo com a PF, as investigações se iniciaram há cerca de um ano, em meio à Operação Ressaca, também conduzida pela PF na capital do Paraná, perante a Vara de Inquéritos. A partir da análise de documentos apreendidos durante as buscas, realizadas por ocasião da prisão de Eder Conde – cuja condenação a 22 anos de reclusão foi noticiada há poucos dias -, foi descoberta uma quadrilha especializada no tráfico internacional de cocaína da Bolívia para Curitiba e outros destinos no Brasil, o que firmou a competência da Justiça Federal por meio da sua 3ª Vara Criminal em Curitiba.
Desde o último sábado (25), a PF realiza diversas diligências em seis Estados, nos quais se ramificava a atuação da quadrilha: além do Paraná, policiais federais atuam em Santa Catarina, São Paulo, Rondônia, Paraíba e Pernambuco para cumprir os mandados expedidos pela Justiça Federal.
Ordenou-se a prisão preventiva de 13 acusados de tráfico internacional, dos quais 10 foram capturados até o início da noite de segunda-feira (27).
A Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal, sediada em Brasília, participa das diligências que se desenvolvem em uma fazenda, no Mato Grosso, na qual foi encontrada grande quantidade de cocaína enterrada, acondicionada em tambores. A propriedade situa-se em área de difícil acesso, sem cobertura de telefonia celular. Imagens destas buscas serão disponibilizadas pela Comunicação Social da PF em Brasília assim que processadas.
Durante as investigações, a PF apreendeu 937 kg de cocaína no Mato Grosso. De acordo com as informações apuradas, a droga vinha da Bolívia em aviões, que pousavam na pista clandestina existente na fazenda, e em seguida para o Paraná e outros destinos, em compartimentos ocultos em furgões e camionetes.
Os presos serão levados a Curitiba em aeronave da Polícia Federal, em data próxima ainda não definida.
 
FONTE: portal correio

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.