terça-feira, 19 de julho de 2011

II CAMINHADA ECOLÓGICA CIRCUITO MATA DO SERÓ


Estive em Dona Inês no sábado, 16 julho, com um grupo de amigos japoneses para participar da II Caminhada e Trilha Circuito Mata do Seró, um evento incluído na cenário nacional através do Anda Brasil, e apoio do Senar, Sebrae e Prefeitura Municipal, cujo percurso é de 10 km, indo pela chã de Tico Badé, descendo para o Salto do Seró, já perto do Curimataú e depois retornando pela Mata do Seró, e dali voltando pra cidade.

A trilha foi invertida, em relação a primeira edição, para amenizar uma subida íngreme. Mas sinceramente não notei muito a diferença, pois pegamos uma trilha estreita, molhada e escorregadia pela frente, que não nos economizou suor e perigos – dois dos nossos chegaram a cair.
A expedição japonesa chegou na Serra por volta das 9:30, vinda da Capital do Estado, composta por 11 pessoas, mas somente 9 em condições de enfrentar a caminhada. Havia alguns idosos como Toshio Adachi, de 81 anos, que completou o percurso. Após preencher a ficha e fazer o aquecimento, pós-se a caminho e completou o percurso em 4 horas e meia.
Uma meta era a queda d’água que batizei logo que a vi de Salto do Seró – tempos atrás, num local de difícil acesso que lhe torna mais maravilhosa e fantástica, com seus 22 metros de queda até formar um pequeno poço e mais 20 metros até o fundão tenebroso. Ali, alguns se arriscaram a descer e ver a cachoeira em toda sua beleza, sentindo os respingos de água e o som – tchaaaaaaaa – contínuo, que inesplicavelmente nos traz paz e tranquilidade.
Alguns sofreram mais do que outros, lógico, devido a falta de treinamento e ao peso da idade. Uma senhora fez pouco mais da metade do percurso e voltou para a cidade de moto.
Ao final, almoçamos no Pedra Azul (3) e na Pousada (6), e nos lançamos pelos caminho de volta, exaustos, cansados, mas com mais uma aventura completa para contar e somar em nossos currículos. Até João Pessoa a chuva não deu trégua.
Mas algumas coisas me incomodaram durante o percurso: 1) só havia um ponto de apoio em todo o percurso e mesmo assim quando só faltava 1/5 do trecho – preferi voltar até a cidade e almoçar de uma vez; 2) muito pouca gente da cidade, uns gatos pingados, quando podiamos ter ali no mínimo 100 alunos e atletas engajados – visando encher os olhos dos turistas que vieram de algumas cidades; 3 – havia uma parte de mata derrubada e uma caiera queimando madeira para fazer carvão – no trecho que vai de Zefinha até Antonio Chicó – um péssimo exemplo de preservação (que não diz respeito à Caminhada em si, mas que é um fato comprovado e destoa com os ideais de quem é caminhante ).
Percebi que tivemos menos gente que no ano passado. O tempo chuvoso há vários dias em toda a região deve ter inibido alguns prováveis participantes, aqueles que viriam de outras cidades. Realmente, muitas cidades enfrentam cheias, alagamentos, queda de barreiras e outras mazelas e acaba por prejudicar quem pensa em sair de casa.
Depois de ver e sentir a dificuldade do percurso nesse tempo de terra molhada e perigosa, devido aos grandes aclives e declives, sugiro que seja criada uma alternativa para os idosos, pessoas acima de 60 anos, evitando que desçam para a cachoeira e possam cruzar a Mata do Seró até a clareira e dali retornando à cidade, formando um grupo diferenciado.
De todo modo, dizer que o fato do evento acontecer, mesmo com toda a chuva que caiu nos dias anteriores é merecedor de aplauso, assim como agradecer aos céus por ter segurado a chuva durante o percurso, minimizando assim os problemas. Elogiar que o ponto de apoio da Mata do Seró estava muito recheado, com tendas de proteção, com música ao vivo do forró pé-de-serra e animação.
E esperar que em 2012 seja bem melhor e possamos ter uma edição perfeita.
Geraldo Guilherme
Visitantes japoneses na Serra de Dona Inês, na Caminhada II:
Toshio Adachi
Nobu Adachi
Akira Mogi
Megumi Mogi
Daiichi Mogi
Kazoko Adachi
Osvaldo Hiroshi
Ana Maria Oashi
Evelyn Oashi
 Da Redação com Blog a Voz da Serra

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.