O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) que está sempre objetivando a coalizão de forças no sentido de fortalecer os investimentos direcionados as instituições de ensino concordou com o recente posicionamento do ministro da Educação, Fernando Haddad, que explicou à mídia o plano de expansão da rede federal de ensino.
Prioridade ao interior
O parlamentar concorda com o ministro no tocante ao um maior investimento federal no interior do Brasil, pois alega que quando você leva um campus universitário e um instituto federal para o interior do País, você ajuda a descentralizar as atividades econômicas, levando emprego, renda e qualidade de vida para a cidade de médio porte. "Nós vamos desinchar as regiões metropolitanas e fazer crescer, com qualidade, as cidades de 100 a 500 mil habitantes. Sabemos que Educação é um gargalo importante a ser superado. Não podemos cometer, no Século XXI, o mesmo erro que cometemos no Século XX: subinvestir em educação, na contramão do que os países desenvolvidos fizeram, sobretudo, no pós-guerra", disse Haddad .
Vital que recentemente lembrou aos paraibanos que o plano destaca o Nordeste como a região do País que mais receberá investimentos até 2014. Segundo o senador das120 unidades de educação profissional e tecnológica a serem construídas no País nos próximos três anos, 52 estarão espalhadas em municípios médios e pequenos dos nove estados da região. O parlamentar afirma ainda que está empenhado em ampliar ainda mais a rede de ensino superior da Paraíba, que atualmente entre preexistentes, criadas e previstas contará com 18 Campus.
Em Campina
O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Thompson Mariz, destaca que considera do senador Vital e o prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rêgo verdadeiros parceiros da UFCG, pois assegura que os contratos assinados ano passado pelo prefeito para a implantação do Centro de Inovação Tecnológica Telmo Araújo - CITTA, em parceria com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, foi de suma importância para a instituição que estava sem este ambiente de ação tecnológica para preencher um espaço profissional de quem conclui o curso nesta área. No tocante ao senador o reitor garante que o parlamentar sempre está atento aos pleitos da instituição como foi no caso do impasse criado em torno do funcionamento do curso de Medicina da Universidade federal de Campina Grande - UFCG no campus de Cajazeiras, onde Vital ainda como deputado federal agendou uma audiência com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, onde buscou soluções concretas.
Financiamento para projetos de pesquisa
Por fim o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) lembra que ontem (30) o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou chamada pública, no âmbito do Programa de Cooperação com o Massachusetts Institute of Technology (MIT). A iniciativa segundo o peemedebista tem como objetivo financiar projetos conjuntos de pesquisa.
As propostas para os interessados de acordo com Vital devem ser enviadas via Plataforma Carlos Chagas, até 30 de setembro. Cada proposta terá um valor de financiamento, pelo CNPq, de até R$ 150 mil. O valor é destinado a apoiar os itens: Mobilidade de pesquisadores da equipe brasileira, limitado a 20% do total do orçamento; e Bolsas de doutorado-sanduíche e de pós-doutorado para brasileiros no MIT. A agência norte-americana vai custear a mobilidade de pesquisadores do MIT ao Brasil, além de pequenas despesas de custeio. O proponente deve ser o coordenador brasileiro, com título de doutor e currículo atualizado na Plataforma Lattes. O CNPq concederá auxílio-integrado com vigência de até 36 meses. Já o coordenador estrangeiro deve ser pesquisador em atividade no MIT. O programa vai contemplar 19 áreas temáticas, muitas de acordo com o senador de referencial direto para os integrantes da UFCG, como os da área de tecnologia. Para saber mais, consulte a chamada: www.cnpq.br/editais/ct/2011/018.htm
Áreas temáticas:
- Engenharias e demais áreas tecnológicas;
- Ciências Exatas e da Terra
- Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;
- Computação e Tecnologias da Informação;
- Tecnologia Aeroespacial;
- Fármacos;
- Produção Agrícola Sustentável;
- Petróleo, Gás e Carvão Mineral;
- Energias Renováveis;
- Tecnologia Mineral;
- Tecnologia Nuclear;
- Biotecnologia;
- Nanotecnologia e Novos Materiais;
- Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;
- Tecnologias de transição para a economia verde;
- Biodiversidade e Bioprospecção;
- Ciências do Mar;
- Indústria Criativa;
- Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;
- Formação de Tecnólogos
Senador Vital do Rego (Assessoria)
0 comentários:
Postar um comentário