segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Diretor do Campus de Guarabira emite Nota de Repúdio aos “Ataques contra a UEPB”



Brejo.com



O Diretor do Campus III Guarabira, Belarmino Mariano, emitiu na noite desta quinta-feira (5) NOTA DE REPÚDIO ao que ele denomina “Ataques contra a UEPB” e confirma apoio aos nomes dos professores Rangel Jr. e José Ethan, candidatos eleitos mas ainda não nomeados e não empossados, para comandar os destinos da instituição. Confira:
 
“Enquanto houver flores há esperanças…
O mundo acadêmico representado pela UEPB em seus multicampus padece de dúvidas e incertezas quanto ao seu futuro político administrativo, mesmo depois que a sua comunidade, em seus três seguimentos (estudantes, professores e técnicos), tenham definido por maioria de maneira democrática, eleger os Professores Rangel Jr e José Ethan como os novos reitor e vice-reitor, para representantes legais e diretos da UEPB, perante os diferentes órgãos de estado, de fomento ao ensino superior e em suas esferas de pesquisa, extensão e assistência socioestudantil da UEPB.
 
Grupos políticos existentes em nossa instituição, que não atingiram a maioria do eleitorado, seguem com uma campanha difamatória, covarde e injusta contra os eleitos e contra a atual administração central da UEPB. Essa situação já se tornou insustentável e de maneira irracional e irresponsável, ultrapassou “os muros da UEPB”, se espalhando pelos meios de comunicação e redes sociais, criando no seio da sociedade paraibana, controvérsias e dúvidas, quanto ao compromisso da UEPB com os cidadãos da Paraíba. O mais grave é que os grupos internos a UEPB que atacam a instituição são uma minoria inconformada com o resultado eleitoral da ultima consulta para reitor.
 
Sou um professor oriundo de Concurso Público e completei uma década dentro da instituição, sempre atuando nas áreas de ensino, pesquisa e extensão e tive a felicidade de acompanhar estes últimos dez anos, de pleno crescimento e desenvolvimento da UEPB em todos os sentidos possíveis. Mas, destaco os investimentos em infraestrutura, em qualificação docente, em programas de pós-graduação, em projetos de pesquisa e extensão e em programas especiais de direto interesse social.
 
A UEPB em sua atual administração conseguiu montar um dos melhores parques gráfico de universidades estaduais do Nordeste brasileiro, elevando em 100% a qualidade e quantidade de suas produções bibliográficas, com publicações em todas as áreas do conhecimento cientifico produzido pelos professores e pesquisadores da instituição, e/ou resgatando importantes e históricas obras de paraibanos ilustres que já estavam esgotadas.
 
A UEPB nos últimos anos passou a investir em equipamentos para todas as áreas do conhecimento, melhorando em 100% o atendimento das necessidades acadêmicas e administrativas nos diferentes centros, departamentos, coordenações e suas pró-reitorias. Com equipes próprias e/ou contratadas a UEPB passou a gerenciar suas obras de infraestrutura, recuperação e reforma do seu patrimônio físico e com isso capacitou-se para ampliar o atendimento ao público e pela melhoria nesse atendimento.
 
Pesquisas de demandas sociais e de inovações tecnológicas são acompanhadas nos diferentes centros da UEPB, o que tem elevado à instituição e seus pesquisadores, inventores a conquista de diferentes prêmios e selos de reconhecimento pelas suas ações. Hoje podemos afirmar que a UEPB é um dos mais importantes patrimônios do povo paraibano, cumprindo talvez o papel mais desafiador para nossa situação histórica em superar atrasos políticos, econômicos, sociais, culturais e jurídicos. Pois em todos estes campos a UEPB tem se tornado referencia local, regional e até nacional.
 
Centenas de trabalhos de campos, centenas de eventos científicos como congressos, simpósios, encontros, colóquios, seminários, reuniões cientificas, jornadas e workshops, entre outros, em muitos casos em escala regional, nacional e internacional, marcaram essa ultima década de ações institucionais da UEPB. Toda essa nova trajetória acadêmica da instituição elevou o nível docente e discente da instituição e uma prova disso é a elevada aprovação nos nossos ex-alunos em diferentes concursos públicos, em especializações, mestrados e doutorados.
 
Depois de relatar estes pontos, venho de público dizer que repudio todos estes obscuros e covardes atos de ataque a nossa instituição. Ataques estes aparentemente direcionados contra a Magnífica Reitora Profa. Marlene Alves, mas que na verdade, atinge a todos os que fazem a UEPB, com trabalho duro, comprometidos com uma universidade a serviço da sociedade paraibana e da humanidade.
 
Com este espírito crítico, entendo que por trás dessas ações, estão atos ou tentativas para descaracterizar nosso atual estágio de experiência democrática com a escolha direta para todos os representantes da instituição que sempre foi respeitado, desde que a UEPB foi estadualizada, com regimento e estatuto, onde os mais votados, sempre foram empossados para o democrático exercício dos cargos, desde um coordenador de curso, chefe de departamento, diretor de centro a um reitor. Nesse sentido, declaro incondicional SOLIDARIEDADE E APOIO aos professores Rangel Jr. e José Ethan, eleitos pela maioria dos três seguimentos que formam a UEPB, que sejam nomeados e empossados para que se estabeleça o equilíbrio e a tranquilidade político-administrativa na UEPB e ela continua a sua trajetória de crescimento e desenvolvimento.
 
Prof. Belarmino Mariano Neto
UEPB/CH/DG
Guarabira, 05 de dezembro de 2012

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.