quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

SAIBA COMO TRAÇAR METAS PARA A CARREIRA EM 2013 EM DEZ PASSOS



Written by  UOLQuarta, 26 Dezembro 2012 18:00



Profissionais que conseguem planejar de forma consciente a sua carreira e questionar a razão de suas escolhas são pessoas que, invariavelmente, alcançam seus objetivos, segundo Carlos Felicissimo Ferreira.

O diretor-executivo da 4hunter Consultoria acredita que o profissional que tem consciência de sua carreira está um passo a frente daquele que considera ter apenas um emprego.

"As pessoas que sabem que tem uma carreira tendem a ter uma melhor percepção de onde elas querem chegar, do motivo de elas estarem naquela empresa e naquele momento", afirma.

Profissionais que planejam bem os próximos passos sabem o momento exato para uma movimentação no trabalho e a hora certa de barganhar algum objetivo.

PLANEJAMENTO

Carlos Felicissimo Ferreira traçou dez passos fundamentais para a elaboração de metas estratégicas para a carreira (veja o álbum abaixo).

Em um primeiro momento, o profissional deve fazer uma retrospectiva do ano que está passando. "Levante quais foram suas metas, os objetivos que traçou para aquele ano. Depois analise aquilo que você fez ou não", orienta.

Na hora de planejar os próximos passos, tente ser o mais objetivo possível. Não trace uma meta que seja inalcançável em um prazo de um ano. "Não adianta tentar subir 50 degraus, se você sabe que irá subir um por vez".

Ferreira aconselha ainda que suas metas sejam escritas e fiquem em um local de fácil alcance dos olhos, como em cima da mesa de trabalho. "Na hora que você escreve, o processo de absorção e racionalização é muito forte".

Metas pessoais também ajudam na melhora do rendimento profissional. "Por mais que se fale em carreira, tem muita coisa que circula no nosso dia a dia pessoal que vai trazer impacto nas nossas decisões profissionais".

Lembre-se de fazer a sua parte quando uma de suas metas não depender exclusivamente de seu esforço para ser concretizada. Contudo, não deixe de cobrar, mesmo que indiretamente, seus superiores dos objetivos acordados.

O direitor-executivo da 4hunter também alerta que é essencial uma constante análise das metas traçadas, no mínimo de três em três meses, e que o planejamento estratégico de carreira varia de pessoa para pessoa.

"A partir do momento que você pega características de como a pessoa lida com os problemas, é aí que você começa a ter uma noção melhor de como planejar os próximos passos".

DEZ DICAS DE COMO PLANEJAR A VIDA EM 2013



1ª - Tente se lembrar das metas estipuladas para 2012. Vale insistir nelas para 2013? Se sim, lembre-se de que elas precisam ser realistas, ou seja, alcançáveis


2ª - Trace seus objetivos para 2013 e o que você precisa fazer para chegar até eles. Por exemplo: Eu estou feliz com o meu emprego atual? Se sim, trace seu desenvolvimento de forma planejada. Se não, é hora de refletir se a insatisfação é momentânea ou definitiva


3ª - Metas devem ser escritas e estarem à altura dos olhos para serem vistas diariamente. Assim você não se esquece delas e, mesmo que adie um ou dois planos, alguns se tornarão realidade


4ª - Seja prático. Faça uma lista objetiva


5ª - Tenha metas profissionais e pessoais. Esta última também é importante, pois fará de você uma pessoa mais completa, com mais conhecimento e mais feliz


6ª - Identifique as metas que estão 100% em suas mãos e as que dependem de outras pessoas ou de outras metas. Dê o pontapé inicial e monitore a situação. A meta que está atrelada a terceiros requer de você atenção, monitoramento e provocação indireta e constante. Cedo ou tarde ela voltará ao seu controle, redonda para você agir ou não 


7ª - Não se estresse. Comece uma meta de cada vez e avance "step by step" (em tradução livre, "passo a passo")


8ª - Coloque prazos individuais para saber como andam as realizações 


9ª - Comemore cada meta atingida


10ª - Lembre-se: as metas devem ser regadas e cultivadas assim como o corpo e a mente. Logo, faça uma DR (discussão de relacionamento) com as suas metas a cada três meses
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.