terça-feira, 5 de março de 2013

Secretaria confirma segunda morte por dengue este ano na PB. Araruna e Tacima foram observados com risco para a doença.



Um outro caso de morte pela doença está sob investigação. Secretaria de Saúde da Paraíba divulgou boletim nesta terça.
A Secretaria de Saúde da Paraíba confirmou, nesta terça-feira (5), a segunda morte provocada por dengue na Paraíba em 2013  De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, até 1º de março, foram notificados quatro casos suspeitos de mortes pela doença, dois foram confirmados, um descartado e o outro está sob investigação. Em 2012, foram contabilizadas 11 mortes por dengue na Paraíba.
Ainda segundo o novo boletim, a Paraíba teve um aumento de 40,25% no número de notificações, em relação ao mesmo período do ano passado. De 1º de janeiro até 1º de março, foram registrados 770 casos suspeitos de dengue. No mesmo período de 2012, foram feitas 549 notificações. Entre os casos confirmados desse ano, 12 foram graves, nove com complicações e dois como febre hemorrágica da dengue.
De acordo com Talita Tavares, esses dados são referentes às notificações de 121 cidades da Paraíba. João Pessoa, Brejo dos Santos, Teixeira e Cabedelo são os municípios com maior número de notificações. Os municípios de Imaculada, Cajazeiras, Araruna, Tacima, Juru, Solânea, Araçagi e Água Branca foram observados com risco para a doença.
Combate a dengue
A gerente de Vigilância em Saúde informou que está ampliando o número de carros fumacê até o fim do mês de março e lançando uma campanha publicitária para auxiliar nas ações educativas e de mobilização que são realizadas pelos municípios. Também, segundo ela, médicos e enfermeiros estão sendo capacitados para dar uma melhor assistência aos casos mais graves da doença e evitar mais mortes. “As ações de campo devem ser intensificadas nesse período do mês de março, onde temos uma maior taxa de transmissibilidade da doença”, disse Talita Tavares.

Ministério da Saúde
Um relatório do Ministério da Saúde revelou que a Paraíba lidera notificações de dengue no Nordeste. Do início do ano até o dia 16 de fevereiro, o número de notificações de casos suspeitos da dengue caiu mais da metade na região, -51%. A Paraíba (+114%) e a Bahia (+12%) são os únicos estados da região que mostraram crescimento nos registros de casos suspeitos. A comparação foi feita com o mesmo período de 2012.
Por: G1 PB

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.