segunda-feira, 22 de julho de 2013

Exclusivo: Dona Inês Receberá caminhão-caçamba, pá carregadeira e caminhão-pipa do PAC2




MDA entrega kit de novos equipamentos aos municípios paraibanos

O Governo Federal está atento à importância dos investimentos para combater os efeitos da última seca, que até agora representa a pior dos últimos 50 anos. Através do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) tem realizado a doação de máquinas para fortalecer a agricultura familiar de todos os municípios do semiárido assolados pela estiagem.
Agora, o PAC inicia uma nova fase de aquisição de equipamentos. Além das retroescavadeiras e motoniveladoras, cada um dos municípios, em situação de emergência acarretada pela seca, receberá, ainda, um caminhão-caçamba, pá carregadeira e caminhão-pipa. Esse conjunto de máquinas forma o kit de novos equipamentos que também foi anunciado pela presidenta Dilma Rousseff no início do ano.
Com esta nova etapa, a Paraíba será beneficiada, durante o mês de Agosto, com o recebimento de 92 caminhões caçamba, 35 pás carregadeira e 39 caminhões pipa. Este material será destinado, sobretudo, para o desenvolvimento da agricultura familiar nos municípios com mais urgência no combate aos efeitos da seca.
Para operar as máquinas, as prefeituras beneficiadas precisam designar dois funcionários. Estes servidores escolhidos terão que participar de um treinamento oferecido pela empresa fornecedora do equipamento. O curso para os caminhões caçamba irá acontecer nos dias 22 e 23 de julho. Já para as pás carregadeira, a qualificação está marcada para os dias 24 e 25 do mesmo mês.
Acesse a lista de municípios beneficiados no arquivo anexado a este boletim.




Paraíba inicia ciclo de Conferências para discutir ações de desenvolvimento rural

Juntos, representantes do meio rural, dos movimentos sociais e do poder público de todos os estados brasileiros planejam o Brasil rural e seu papel no desenvolvimento nacional. Até outubro, quando ocorrerá a etapa nacional da 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (2ª CNDRSS), conferências territoriais, intermunicipais, municipais, estaduais e setoriais servirão para levantamento de propostas e seleção de delegados.
Na Paraíba, a Comissão Executiva da Conferência Estadual realiza reuniões regulares para preparar os próximos encontros e a articulação para a 4ª Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), que tem previsão para Agosto. Até lá, estão sendo realizadas as conferências municipais e territoriais, onde vão ser recolhidas as propostas para conformação do plano estadual a ser elaborado na 4ª CEDRS.
Duas conferências territoriais já foram realizadas no Estado. A primeira, ocorrida no dia 9 deste mês, foi constituída no município de Sousa, no Território do Vale do Piranhas. Já a segunda, aconteceu nesta sexta-feira (19), no município de Ingá, no Vale do Paraíba, e contou com a participação do delegado-adjunto do MDA na Paraíba, Antônio Alves.
Os eventos territoriais elegerão delegados (as) para a conferência estadual, observando a paridade de gênero, a cota mínima de 20% de jovens e a proporcionalidade entre o poder público (um terço) e a sociedade civil (dois terços). Em seguida, durante a conferência estadual, vão ser escolhidos delegados para levar o documento base do estado para a Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, em Brasília, onde vai ser elaborado o plano nacional.
Fonte
Delegacia do Desenvolvimento Agrário na Paraíba
Assessoria de Imprensa
Av. Desportista Aurélio Rocha, 592 – Bairro dos Estados – João Pessoa
Fone: (083) 3049 – 9228-  www.mda.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.