terça-feira, 30 de julho de 2013

Mais de 30 atrações culturais gratuitas animaram o Caminhos do Frio em Bananeiras


Guilherme ArantesMais de trinta atrações gratuitas foram oferecidas durante os sete dias da Rota Cultural Caminhos do Frio 2013 na cidade de Bananeiras, no Brejo da Paraíba. Os shows de Guilherme Arantes, Renata Arruda, Eloísa Olinto e Yegor Gomez animaram o público. Ainda dentro da programação estavam oficinas artísticas, Mostra de Gastronomia, palestras nas escolas, exposição fotográfica, apresentação teatral, lançamento de livro e passeio ciclístico.
“O saldo do Caminhos do Frio foi extremamente positivo. Agregou todo o público e a cidade de Bananeiras ficou muito feliz com a festividade”, disse o prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena. O vice-prefeito da cidade, Matheus Bezerra, também avaliou positivamente. “O sucesso do evento se deve ao público que participou ativamente de todas as atividades. Caminhos do Frio é uma festa para toda a família. Na próxima edição nós vamos ampliar o espaço que abrigará as atrações musicais”, explicou. 
Já a secretária de Cultura e Turismo de Bananeiras, Mirian Trindade, ficou muito feliz com a realização do evento. “Tudo isso consolida a cidade de Bananeiras no roteiro do Caminhos do Frio. O publicou superou as nossas expectativas. Tanto que já estamos nos organizando para no próximo ano realizar os shows em um espaço mais amplo para deixar o público ainda mais confortável”, ressaltou. 

O roteiro aconteceu de 22 a 28 de julho. A abertura foi realizada no Teatro Ivaldo Lucena. A SC Banda se apresentou e em seguida foi a vez de Waldir Gomes, pentacampeão brasileiro em Dança em Cadeiras de Rodas, mostrar todo o seu talento. O secretário de Cultura da Paraíba, Chico César, participou da cerimônia de abertura. No dia 23 de julho, alunos de escolas municipais de Bananeiras participaram da palestra “Bananeiras, Turismo e Cultura”, ministrada pelo turismólogo Manuel Netto.
AD Souto e Cristiano BorgesJá no dia 24, um grupo formado por alunos que se destacaram pelas boas notas, participaram de um city tour pelos pontos turísticos de Bananeiras. A atividade foi encerrada com uma clínica de golf no Condomínio Águas da Serra Golf Clube. Durante a noite aconteceu o inédito Musical Gospel na Primeira Igreja Batista, com a dupla AD Souto e Cristiano Borges, que fez o público cantar e se emocionar com belas canções que glorificam a Deus. De 22 a 26 aconteceu a exposição fotográfica “Por onde andei em Bananeiras“, no Espaço Cultural Oscar de Castro.
Mostra de Gastronomia foi realizada no dia 25 no Teatro Ivaldo Lucena. Treze pratos de restaurantes, lanchonetes, hotéis e bares locais participaram da competição que contou com uma equipe julgadora para avaliar as receitas mais saborosas. Os estabelecimentos responsáveis pelas três melhores criações gastronômicas foram premiados. A cantora Natália Behar apresentou sucessos de artistas paraibanos, como Zé Ramalho e Chico César, após a Mostra de Gastronomia e animou o público.
Também teve espaço para o jornalista Rubens Nóbrega lançar seu livro “Histórias da gente”, no dia 26 no Hotel Serra Golf. A obra se trata de uma ficção e reúne diversos contos e crônicas que tiveram a cidade de Bananeiras, no Brejo da Paraíba, com cenário. “É um livro para rir e se emocionar”, explicou Rubens Nóbrega.
Música e Dança
O Coral Sinfônico João Eduardo Gomes e o Coral Sinfônico da Paraíba se apresentaram no dia 26 na Igreja Matriz Nossa Senhora do Livramento. Os dois repertórios executados pelos grupos emocionaram o público que aplaudiu de pé. Eloísa Olinto, Renata Arruda e Passado Moderno Prefeito Douglas Lucena e o pastor Luiz Gonzagaforam as atrações do palco principal montado na Praça Epitácio Pessoa.
Já no dia 27, a banda Novo Encontro levou para os fiéis o melhor da música gospel em um show na Assembleia de Deus. No palco principal o Grupo Cultural Raízes da Borborema mostrou danças típicas nordestinas para o público. O Grupo Folclórico Serra de Bananeiras também foi uma das atrações.
A atração nacional do Caminhos do Frio, edição Bananeiras, foi Guilherme Arantes que relembrou hits como “Pedacinhos”, “Um dia, um adeus”, “Meu mundo e nada mais” e “Cheias de Charme”. Os casais aproveitaram para dançar agarradinhos com as canções românticas e ainda espantar o frio. Biu Billy se apresentou logo em seguida com um repertório que foi de Cazuza até Nação Zumbi. Yegor Gomez encerrou a noite com sertanejo universitário e muita música latina. 
Atividade esportiva
No dia 27 de julho foi realizada a Trilha Ecológica Cachoeira do Roncador. No mesmo dia os cavaleiros aproveitaram para participar da 22ª Cavalgada de Santana. O evento reuniu cerca de 500 cavaleiros que percorreram 15 quilômetros por Serraria, Borborema e Bananeiras. A festa terminou com uma feijoada oferecida pela Prefeitura de Bananeiras. 
Trilha 
Já no dia 28, o 1º Pedal do Frio Banana Bikerencerrou as atividades da Rota Cultural Caminhos do Frio, na cidade de Bananeiras. Cerca de 200 ciclistas participaram da atividade que percorreu 33 quilômetros de trilha que passou pelas cidades de Solânea, Serraria e Bananeiras.
Oficinas
De 22 a 25 de julho aconteceram as oficinas gratuitas de Dança de Salão, Teatro, Fotografia, Música e Audiovisual. A oficina Dança de Salão foi ministrada por Boanerges Rodrigues. Já a oficina de Teatro Experimental teve a orientação de José Misael Batista da Silva, Clayton Teixeira e José Ribeiro de Mendonça Neto.
André Piva e Altair Castro ministraram a oficina de Produção Fotográfica. Já percussão e bateria aconteceram com o músico Denis Bulhões e Violão com Leo Meira. A oficina Produção de Filmes Curtíssimos ocorreu com os integrantes do Ponto de Cultura Elidiana Oliveira. 


Bananeiras Online com Assessoria

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.