terça-feira, 26 de novembro de 2013

60 anos: a ‘estrada’ da Moreno que levou Solânea ao crescimento e ao desenvolvimento

solaneaDe Vila Moreno a município de Solânea já se foram 60 anos. Das ruas de terra batida, do lampião a gás, da água de poço até o asfalto, as tubulações e os postes foram-se seis décadas. Exatamente hoje, dia 26 de novembro de 2013, os solanenses comemoram a emancipação de sua cidade.
A cidade tem, atualmente, 26.431 habitantes e a sua história começou bem antes de Solânea se transformar em município, dizem alguns historiadores que ainda no final do século XVIII para o início do século XIX, ou seja, muito mais de 100 anos.
A partir de 1927, Moreno viveu intensos dias de vida social e cultural, começando a se projetar no cenário comunal. Em 15 de novembro de 1938, sob o Decreto-lei nº 1.164, Moreno eleva-se à categoria de Vila.
A antiga Vila de Moreno alcançou sua independência e emancipação política, administrativa e social, graças a uma forte reivindicação dos homens de grande visão da época. O projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa da Paraíba foi de autoria do então deputado estadual Humberto Coutinho de Lucena.
A Lei nº 967 que criou o município de Solânea, datada de 26 de novembro de 1953, foi sancionada pelo então governador do Estado, João Fernandes de Lima, concedendo fórum à cidade e, consequentemente, criando o município e comarca de Solânea.
Em homenagem a esta data, construiu-se a principal praça da cidade, em frente à igreja matriz de Santo Antônio, padroeiro do município. O município foi instalado em 30 de dezembro de 1953.
Desde 2001 a cidade realiza umas das maiores festas juninas do estado da Paraíba com uma média de 40.000 pessoas nos últimos dias e em média de 2.000 nos demais que acontece de 12 a 24 de junho.
Esse ano, no entanto, a seca que assolou a cidade obrigou o poder público a reduzir os dias dos festejos e conter os gastos com a festa.


Nice Almeida
Redação/Focando a Notícia

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.