segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Em Dona Inês Açude Centenário nunca foi limpo é desprezado pelo poder público


Em Dona Inês Açude Centenário nunca foi limpo é desprezado pelo poder público


Em Dona Inês Açude Centenário nunca foi limpo é desprezado pelo poder público
O Açude do Lajedo Preto localizado no Sítio Lajedo preto Zona Rural do Município de Dona Inês no Curimatau Paraibano a cerca de 1 km das Margens da PB 103, o referido manancial foi Construído em 1922 pela então frente de Emergência, durante o Mandato do Presidente Paraibano Epitácio Pessoa através do DENOCS Departamento Nacional de Combate a Seca, todo feito pelas mãos de trabalhadores da região, sem nem um uso de máquinas, destes 1922 nunca passou por nenhuma manutenção ou limpeza, dessa forma vem sendo assoreado diminuindo muito sua bacia de captação e acúmulo de água.
Diante da Seca (Processo longo de estiagem) é o momento ideal para fazer uma limpeza e ampliação do referido manancial para que possa armazenar o maior volume de água e possa servir as comunidades.
A importância do Açude do Lajedo Preto
A água do Lajedo preto serve as Comunidades: Lajedo Preto, Queimadas, Serra do Sítio I, Serra do Sítio II, Cafundó, Olho D água, Barrocão e Parte do Mulungu; serve cerca de 400 famílias que usam a água para lavar roupa, louça, lavarem casa.
Importância econômica

Todas as Comunidades citadas tem como base econômica a criação de pequenos e grandes animais para sua agricultura de subsistência tais com: Criação de Bovinos, equinos, muares, suínos, galinhas e aves em geral; todas essas atividades necessitam da água do açude o Lajedo Preto como único açude de toda essa região.
A limpeza
A necessidade de fazer uma ampla limpeza no açude para que possa voltar a ser uma manancial de médio porte para a região e possa servir para a população e suas respectivas atividades. Dessa forma reforçando o potencial hídrico de Dona Inês, a população já fez algumas reivindicações para a limpeza do açude, mas sem êxito, contudo esperamos que o Atual governador possa ter sensibilidade e mandar fazer a limpeza do referido açude.


Por: Redação com Conexão Noticias por Fernando Lúcio

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.