quinta-feira, 6 de março de 2014

Só 15 deputados não faltaram nem um dia em 2013; veja quais


Apenas 3% dos deputados compareceram a todos os dias de votação em 2013. Entre os senadores, nenhum teve 100% de presença, segundo o Congresso em Foco. Veja a lista


São Paulo - Quinze deputados – de um total de 513 – compareceram a todos os dias de votação na Câmara em 2013. Isso significa que apenas 3% da Casa não faltou a nenhuma das sessões deliberativas ocorridas no ano passado, quando os parlamentares se reuniram 113 vezes para aprovar ou rejeitar leis, medidas provisórias e Propostas de Emenda à Constituição (veja lista abaixo).
O levantamento dos políticos mais assíduos é do site Congresso em Foco.
Somente 11 estados podem se orgulhar de ter ao menos um representante na lista.
Embora só 15 políticos tenham registrado 100% de presença, outros 14 também não faltaram nenhuma vez. Mas como não estiveram na Câmara durante todo o ano - assumiram outros cargos ou entraram como suplentes depois, por exemplo - não entraram na conta, explicou o site.
Do lado dos senadores, nenhum teve assiduidade total, mas três chegaram perto: José Pimentel (PT-CE), Paulo Paim (PT-RS) e Ruben Figueiró (PSDB-MS) estiveram em 118 das 119 sessões (veja tabela ao final).
Com os resultados, seis deputados conseguiram o feito de não faltar a nenhuma sessão desde o começo desta legislatura, em 2011, de acordo com o Congresso em Foco.
São eles: Alexandre Leite (DEM-SP), Lincoln Portela (PR-MG), Manato (SDD-ES), Pedro Chaves (PMDB-GO), Reguffe (PDT-DF) e Tiririca (PR-SP).
E isso importa?
A questão da presença é controversa como um dado para avaliar a qualidade de um congressista.
Comparecer em 100% das sessões não garante um trabalho efetivo nem aprovação dos próprios projetos, por exemplo, o que exige intensa negociação com os pares e influência política na Casa.
Mas em entrevista a EXAME.com no ano passado, o cientista político Humberto Dantas constatou que, embora estar presente devesse ser considerado "o mínimo", acaba se tornando exceção no país. Algo a ser, portanto, ao menos valorizado.
O levantamento do Congresso em Foco sai no mesmo dia em que reportagem da Folha de S. Paulo mostra que políticos nunca produziram tão pouco no primeiro mês de trabalho.

DeputadoPartido e estado
Alexandre Leite DEM-SP
Amauri Teixeira PT-BA
Antônio Brito PTB-BA
Fábio Trad PMDB-MS
Hermes Parcianello PMDB-PR
Jutahy Junior PSDB-BA
Lincoln Portela PR-MG
Manato SDD-ES
Onofre Santo Agostini PSD-SC
Paulo Feijó PR-RJ
Pedro Chaves PMDB-GO
Policarpo PT-DF
Reguffe PDT-DF
Tiririca PR-SP
Valtenir Pereira Pros-MT                      
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.