quinta-feira, 23 de junho de 2011

Entidades discutem a elaboração do currículo no ensino fundamental e médio

Foto: Renato Alves Na programação da tarde do Conselho Nacional de Entidades, que está sendo realizado pela CNTE nesta quinta e sexta-feira, aconteceu o seminário Currículo no Ensino Fundamental e Médio. Para a mesa, foram convidados o professor Moacir Feitosa, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e a professora Maria Izabel Noronha, presidente da APEOESP e também conselheira do CNE.

Foto: Renato Alves Moacir Feitosa fez uma leitura das novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, que aguardam homologação do ministro da Educação Fernando Haddad. Enquanto mostrava o projeto de resolução, o professor destacou partes importantes da construção das novas diretrizes. “A LDB instrumentaliza a base comum e diversificada dos currículos e essas bases trabalham de forma complementar. Uma integra a outra”, explicou Moacir que também comentou a preocupação do Conselho Nacional de Educação em não deixar nenhuma cultura de fora durante a elaboração do projeto. “No artigo 9º é elencado os componentes curriculares obrigatórios que são decorrentes da LDB e que integram as áreas de conhecimento. Lá inserimos o ensino da língua materna para populações indígenas, artes em suas diferentes linguagens”, destacou.

Foto: Renato Alves Para Maria Izabel Noronha, a maior preocupação na elaboração das novas diretrizes curriculares é saber ser elas atendem às necessidades dos filhos da classe trabalhadora. “Estamos à procura da identidade do ensino médio. Ele serve para que? Apenas para o ENEM? Ou precisamos ir além do ingresso à Universidade?”, questionou.  A professora também lembrou que as escolas trabalham o ensino profissionalizante, mas não tem nada que o articule. “Faltam laboratórios, bibliotecas, salas de informática em muitas escolas públicas”, denunciou Izabel.

O Conselho Nacionalde Entidades continua sua programação nesta sexta-feira, quando os sindicatos filiados à CNTE debaterão a conjuntura política  e farão um balanço das atividades realizadas no primeiro semestre, além de elaborar um calendário de mobilização para os próximos seis meses pela luta do cumprimento do Piso Salarial Nacional e a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE). (CNTE, 16/06/11)

Acesse o material utilizado pelos palestrantes

As atuais diretrizes curriculares do ensino médio atendem às necessidades dos filhos da classe trabalhadora? - Maria Izabel
com cnte 

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