domingo, 1 de janeiro de 2012

DONA INÊS/PB: Retrospectiva 2011/ Parte I

 MARÇO:
Nasce o Donainesonline

No dia 20 de Março de 2011, foi ao ar pela primeira vez o Blog Donainesonline, que depois de diversas melhorias, tornou-se o mais acessado da cidade e região.

PROJETOS NÃO SÃO VOTADOS POR DIFICUDADES DE COMPOR COMISSÕES TEMATICAS EM CÂMARA DE DONA INÊS

Na seção de 14 de março de 2011 da Câmara Municipal de Dona Inês, três projetos de lei deixa de votado por falta de nomeação na composição das comissões, tendo em vista que, na seção do dia 28 de fevereiro de 2011 João de Deus e Maria Ivoneide renunciaram as comissões respectivamente.Os projetos de autoria do vereador Manoel Ferreira, tratam mudança e desmembramento do povoado de Serra do Sítio Para Vila de Nossa Senhora Aparecida e do povoado de Lagoa de Cozinha para Vila de São Francisco.
ABRIL:

Faleceu na tarde de hoje 26/04 aos 58 anos na capital do nosso estado, onde estava hospitalizado, havia alguns dias, vítima de Acidente Vascular Cerebral (avc) o reverendo, Benedito Bernardino. O Pastor Benedito, esteve a frente dos trabalhos da comunidade evangélica Assembléia de DEUS aqui em Dona Inês, durante longos 10 anos. 

DEP. TIÃO GOMES COBRA DO GOVERNADOR RC. ASFALTO DE DONA INÊS A BANANEIRAS

Governador recebe aliado e atende pleitos para o Brejo a pedido do PSL
O deputado estadual Tião Gomes (PSL), esteve em audiência com o governador Ricardo Coutinho esta semana e comemorou nesta quinta-feira o resultado da visita. Ele disse que apresentou vários pleitos e saiu da visita muito animado, depois que o governador deu sinal verde para algumas das reivindicações e ficou de analisar outras. A principal comemoração foi com relação à promessa do Executivo em resolver o problema da falta de água em boa parte da região.


SINAL DA CLARO EM DONA INÊS.

A Operadora de telefonia móvel CLARO, nos últimos dias está com sinal figurando dentro do nosso território, dando cobertura total aos aparelhos que utilizam o seu chip. Não sabemos ainda, se isso é definitivo, ou apenas alguns testes que a empresa está fazendo, já que não se tem notícia da instalação de nem uma torre ou receptor de sinal, dentro do município por parte da referida. Todavia torcemos para que seja a chegada definitiva do sinal CLARO, isso trará mais comodidade para nós, usuários. Vamos aguardar maiores informações, depois trarei por está via a mais detalhes.
MAIO:

Dona Inês faz bonito no Orçamento Democrático

A 10ª audiência do Orçamento Democrático Estadual presidida pelo governador Ricardo Coutinho registrou a presença de 880 pessoas na cidade de Guarabira na noite do último sábado (28).  As ações na área de saúde pública foram as principais demandas priorizadas pela população da 2ª Região Geoadministrativa do OD, com 458 apontamentos.  Em segundo lugar, ficou a educação com 361 e, em terceiro, as condições das estradas e rodagens com 216 citações, seguido de habitação com 144 e geração de emprego e renda com 134 votos.
Na audiência pública realizada no ginásio da Escola Estadual José Soares de Carvalho, Bairro da Primavera, 35 representantes dos municípios encaminharam as demandas de suas regiões, que foram registradas pelo governador e os secretários presentes.
A prefeita do município de Bananeiras, Marta Ramalho, disse que se reuniu com 11 prefeitos da região que elencaram um conjunto de reivindicações, mas priorizaram apenas cinco: ampliação do sistema de abastecimento d’água; recuperação e construção das estradas que compõem o Anel do Brejo; saneamento básico e construção de um aterro sanitário. Ela aproveitou para entregar nas mãos do governador juntamente com o líder sindical Fernando Lúcio e o Vereador Edgar Santa Cruz, abaixo-assinado contendo mais de 4 mil assinaturas da população de Bananeiras e Dona Inês pelo asfaltamento da PB 103.






Sete dias de desespero, angustias e tristeza. Um crime que comoveu toda a Paraíba e mobilizou a população do município de Dona Inês no Curimataú do estado.

O Pequenino Arthur, 7 anos foi seqüestrado e morto por um homem que é conhecido como “Júnior” mas que bem poderia ser qualificado como “monstro”.

vinhemos relembrar a história que chocou a região e resume os fatos do caso que foi considerado a maior barbaridade já vista em Dona Inês e região.
 
O desaparecimento
De acordo com as informações apuradas junto a Polícia Militar, familiares e populares, por volta do meio dia da sexta-feira (6/5) o indivíduo Júlio Pereira da Silva, de cerca de 30 anos teria sido visto por testemunhas com o garoto Arthur da Silva Braz de 7 anos de idade, ambos montados em um jumento indo buscar lenha na zona rural do município de Dona Inês - PB, nas proximidades de um lixão. Mais tarde Júlio, também conhecido também como “Júnior”, teria voltado da mata sem a criança.

Segundo sua esposa, Ana Lúcia, Júlio teria criado intimidade com o garoto lhe oferecendo frutas no intuito de convencê-la a ir para a mata. Ao regressar sozinho, Ana Lúcia teria perguntado pela criança e Júnior teria respondido grosseiramente: “Caralho de criança!”.

Informações de populares dão conta que Arthur teria delatado Júlio na ocasião de um furto de um galo, o que teria motivado a aproximação do acusado com a criança para matá-la. Há boatos que Júlio teria dito que o garoto era um “X9”, ou seja, tipo de pessoa que delata ou entrega as outras.

A partir desse dia a criança não foi mais vista pelos familiares e amigos.

A operação de busca, o acusado e as suspeitas


Por conta do desaparecimento do menor, a Polícia foi acionada e a partir daí começou uma grande operação de busca por Arthur, que é chamado também de “Victor”. Sendo o principal suspeito do sumiço, e com a Polícia avisada, Júlio evadiu-se com destino ignorado pela zona rural do município de Dona Inês. Por vezes era visto no meio da mata pelos Policiais, porém, sempre conseguia fugir da abordagem.

Segundo o que disseram as testemunhas, Júlio teria estuprado o garoto antes de matá-lo, apenas o laudo pericial pode confirmar ou não essa informação. Suspeitava-se que o acusado após cometer o assassinato tinha jogado o corpo dentro de algum açude, ou enterrado o mesmo na região na qual foi visto durante as investidas policiais.

Uma das informações prestada pela Polícia dá conta de que Júlio ou “Júnior” era foragido do presídio de Guarabira - PB a cerca de dois anos, após ter infringido o sistema de albergue ao qual estava submetido.

Já no domingo (8), dezenas de pessoas a pé e de moto se juntaram a PM na procura pelo garoto e pelo acusado na zona rural de Dona Inês numa região conhecida como Chã. Algumas das pessoas estavam revoltadas e armadas de paus na expectativa de encontrarem Júlio e lincharem-no por vingança, visto que para muitos não restavam dúvidas de que o crime teria sido cometido de fato.

A operação de busca da PM, tanto à criança quanto ao acusado, foi comandada pelo Capitão Silva Ferreira, que insistiu na procura por 72 horas seguidas. O mesmo já havia ordenado aos seus comandados que ficassem de prontidão nos locais onde o Júlio pudesse ir pedir ajuda.

Por volta das 4h da segunda-feira (9), populares conseguiram pegar o suspeito no Sítio Cabloco. Eles informaram que Júlio estava de posse de um pedaço de pau e que teria clamado para não ser morto. De imediato a Polícia foi acionada chegando rapidamente ao local e evitando o linchamento. Em seguida o acusado foi levado para uma localidade fora dos limites da cidade conhecida como “Binlinguin” zona rural de Tacima.

Na oportunidade a equipe de reportagem do Nordeste1 e da Rádio Rural entrevistaram Júlio Pereira da Silva. O acusado estava sujo, com vários arranhões pelo corpo. Ele disse ter passado esses dias e noites comendo milho verde para sobreviver e negou veementemente a autoria do desaparecimento da criança, a suposta morte e onde estaria o corpo. Julio disse ainda que todos estavam mentindo e que ele teria visto o garoto apenas de longe – “Eu estava no lixão quando vi ele (Vitor) passar com alguns burros, mas nem falei com ele”. Afirmou o suspeito.

Questionado sobre o por quê de ter fugido da Polícia, ele alegou que tinha receio de ser pego devido a ter quebrado o sistema de prisão domiciliar ao qual estava submetido.

Em conversa com a nossa equipe, o Capitão Silva Ferreira afirmou estar impressionado com a habilidade de fuga do acusado: - Ele é muito sagaz. Ficava escondido, imóvel, agachado no meio do mato, com as mãos no rosto. Quando percebíamos, ele saltava e corria desenfreado pelo mato! Frisou Silva Ferreira. 

Após a captura do suspeito, buscas foram feitas no Sítio Munlugu, também no município de Dona Inês, e nas proximidades do lixão da cidade, onde o indivíduo tinha sido avistado com a criança, e provável lugar do crime.

Gritando palavras de ordem e pedindo por justiça, uma multidão de cerca de 150 pessoas, algumas delas ainda armadas com pedaços de pau, acompanharam as buscas realizadas pela PM. Elas entraram em mata fechada, atravessaram riachos e chegaram a encontrar pegadas na beira de um pequeno açude, onde alguns populares adentraram e verificaram se encontravam o corpo do garoto, porém sem êxito.

A vítima e a família

Arthur era criado pela tia materna, Margarida Paulino da Silva, de 25 anos. Durante as buscas ela dizia estar profundamente transtornada com o acontecimento, e já acreditava na hipótese da morte do garoto.

Já a mãe biológica da criança, Santana Paulino, estava em São Paulo e chegou recentemente à cidade de Dona Inês. Emocionada ela disse que ainda não tinha tido a oportunidade de conversar o filho após a chegada. Em entrevista em meio a dor, ela clamou por justiça, e que o acusado informasse onde estava o corpo do garoto.

Os envolvidos foram ouvidos pelo delegado Ricardo Senna.

As buscas pelo garoto ou pelo corpo continuaram

A população da cidade chegou a espalhar fotos do garoto em postes na tentativa de conseguir notícias do paradeiro de Arthur.

Mais 70 Policiais, entre eles Bombeiros, juntaram-se à operação.


Diversas pistas encontradas, muitas levaram a alarmes falsos. Porém, uma delas foi importante. As sandálias do garoto e uma camisa manchada de sangue durante as investigações foram identificadas pela Polícia. 

Revolta

Toda população da pequena cidade altamente revoltada e não se conformando com a situação, não controlaram os ânimos e tentaram fazer justiça com as próprias mãos.

Na noite da terça (10), o pai do acusado, o senhor Manoel Pereira da Silva, conhecido como Pedro, foi abordado pelo popular Júlio César Cavalcanti da Silva, de 25 anos, que estaria transtornado com o desaparecimento da criança, e perguntava ao idoso onde estaria o corpo de Arthur. Sem obter respostas, Júlio César esfaqueou o aposentado ferindo-o na mão, ombro e abdômen.

Manoel Pereira foi levado ao hospital da cidade de Dona Inês, mas devido a gravidade dos ferimentos teve que ser levado ao Hospital de Traumas de João Pessoa.

O acusado de esfaquear o pai do acusado do desaparecimento do garoto, foi detido pela Polícia mesmo resistindo à prisão.

A notícia esperada e temida

Foi por volta das 10h da manhã da quinta-feira (12), sete dias depois do desaparecimento, que o primo da vítima José Fernandes da Silva de 38 anos, Valdemar Félix de Menezes, de 23 anos, e um rapaz identificado como “Bastião” encontraram o corpo do garoto no Sítio Mulungu, zona rural do município de Dona Inês, próximo a Escola Ana Maria da Conceição Melo. Eles davam continuidade às buscas quando se depararam com uma espécie de cova, quando verificaram inicialmente nada encontraram. Porém, bem próximo do local tinha vários galhos no chão, o que despertou suspeitas; os três limparam o local, escavaram poucos centímetros e encontraram a "planta" dos pés do garoto e parte do calcanhar.
 
DETALHE - Pés da criança  enterrada
 A Polícia foi até o local. Uma multidão aliviada, revoltada e visivelmente comovida se fez presente.

Apesar de ter dito ser incapaz de fazer mal a qualquer criança, os indícios comprovam a barbaridade cometida por Júlio. O menino Arthur, ou Victor, teve sua vida brutalmente ceifada, seu corpo foi encontrado a princípio com três cortes na cabeça, seus dias foram interrompidos pela crueldade de um indivíduo que pode ser qualificado como “monstro”.
Ele teve o rosto desfigurado. Atênção! Imagens fortes

No início da tarde desta segunda-feira (30), um acidente de trabalho tirou a vida de Severino João da Silva, 45 anos, residente na rua Luis Justino, na cidade de Dona Inês.
Segundo informações, ele estava amolando uma foice quando a pedra do esmeril se desprendeu e o atingiu na cabeça.
Severino João quase teve a cabeça descepada e morreu na hora. O objeto ainda chegou a atingir a parede da casa da vítima.
Um vizinho conhecido por Birino, contou à imprensa como o acidente aconteceu.

POPULAÇÃO COBRA PACTO POR DONA INÊS: ASFALTO DA PB 103

Hora de cobrar os nossos votos e nossos apoios àqueles que vieram ou mandaram vir bater na nossa porta ou subiram num palanque para pedir o apoio e sufrágio nas eleições de 2010. Não cobramos. Mas agora, com tantas armas na internet e com tantas informações e apoios, onde qualquer um pode se fazer ouvir em alto e bom som Venho levantar junto do povo donainesense a bandeira de reivindicações para o asfaltamento da PB-103 ligando Dona Inês a Bananeiras e vice-versa, 23 quilômetros de pavimentação que se faz necessária para trazer desenvolvimento para o nosso povo, e acima de tudo, conceder situação de bem-estar e cidadania, e igualdade. Nos últimos meses, o povo e os políticos donainesenses e bananeirenses resolveram empunhar a bandeira desta causa nobre e já se movimentam com abaixo-assinado, entrevista em emissoras da região, reuniões com representantes de classes e casas legislativas locais, tudo isso para chamar a atenção desta reivindicação legítima.
 

DONA INÊS TERÁ PELOTÃO DA PM.

  O Capitão Silva Ferreira concedeu entrevista hoje pela manhã na Radio Rural, no Grande Jornal 850 1º edição ao radialista Djenilson Silva e anunciou que em breve  Cidade de Dona Inês terá um Pelotão da Polícia militar da Paraíba, com isso a cidade aumentará o efetivo de policias e melhor infra- estrutura  para combater o crime e dar segurança a população, dessa forma toda a comunidade de nossa cidade deverá apoiar bem como todas as forças políticas supra-partidariamente.
JUNHO:
A educação foi prioridade nas plenárias do orçamento democrático de 2010 na região de Lagoa do Braz. Em resposta a esta prioridade, a prefeitura municipal de Dona Inês construiu um novo prédio para a escola Pedro Davino.
Foram R$ 154.692,73 (Cento e cinquenta e quatro mil, seiscentos e noventa e dois reais e setenta e três centavos) de investimentos em uma área de 150,73 m² construída.
A escola atende a uma demanda de 32 alunos, regularmente matriculados no ensino fundamental, até o 5° ano.

J

PB 103: TABUA DE PIRUTO


A rodoavia estadual pb 103 que liga a cidade de  Dona Inês ao Distrito do Bilinguim no Munucipio de Tacima, localizada no Curimataú Oriental Paraibano, encontra-se péssimas condições de trafegabilidade, a referida rodovia falta sinalização, está completamente esburacada, não tem acostamneto e tamém muitos bois e vacas soltas na pista, no trecho da fazenda do Ex-Governado da José Maranhão, ainda já acontecerar muitos acidentes com vitimas fatais, por isso que todos os cidadãos pede urgencia na melhorias da pb 103 urgente. .

DONA INÊS: PROGRAMAÇÃO DAS FESTAS JUNINAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE DONA INES
SECRETARIA DE CULTURA, TURISMO E MEIO AMBIENTE
  
III São João Tradição - 2011.

A igreja Assembléia de Deus fez louvor em praça pública hoje 25 de junho

A igreja Assembléia de Deus fez a inauguração da reforma do templo e para comemorar ofereceu para seu seguidores e para a comunidade local um belíssimo culto e show en frente a prefeitura municipal, no momento foi feito um resgate históricom citando o nome de todos os pastores que passaram pela referida igreja, como também, canticos, encenações, pregações em lçouvor a Deus, a comunidade lotou o espaço para assistir a pregação.

Jovem de 16 anos é encontrado morto em barreiro na comunidade de Serra do Sítio/Dona Inês-PB

José Benedito Sobrinho, "Mofado", de 16 anos foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (30) em um barreiro na comunidade de Serra do Sítio/Dona Inês-PB.


O jovem residia em uma granja na comunidade e desde a tarde da última quarta-feira (29) se encontrava desaparecido. "Estranhamos a ausência dele (mofado) onte (29) à tarde, mas, como as vezes ele ia para a casa dos pais, pensamos que ele tivesse feito isso. Só agora pela manhã é que ficamos sabendo que ele estava morto." Contou a esposa do proprietário da granja.

  RESULTAL FINAL DA ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR

RESULTADO FINAL:
  1. GILBERTO - 424 Votos
  2. DEDÉ BORGES - 268 Votos
  3. CÍCERO EDSON - 183 Votos
  4. VITÓRIA - 174 Votos
  5. ANA LÚCIA - 168 Votos
  6. JOSÉLIO - 164 Votos
  7. ELIENE - 137 Votos
  8. ÍRIS - 122 Votos
  9.  ESPEDITO - 108 Votos
  10. PROFESSOR MARCOS - 105 Votos

  CASO ANTÔNIO DE ZÉ ABILIO X SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE DONA INÊS

Segundo o Sr. Flavio José da Silva, Técnico agrícola do STR, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Dona Inês. O senhor Antônio da Silva Alves, conhecido como Antonio de Zé Abílio, foi as dependências da instituição muito revoltado e alterado, agrediu verbalmente alguns funcionários e quebrou cadeiras, xícaras, impressoras, entre outros objetos.
DA REALIDADE DOS FATOS
   Segunda a diretoria do STR: Amanda da Silva Alves ( filha de Antonio der Zé Abílio), tem em trâmite um processo de salário maternidade no referido sindicato, onde o mesmo foi dado entrada no INSS, e foi marcada a entrevista para que fosse aprovado e ela pudesse ter direito ao referido benefício. Na hora da  entrevista regimental o funcionário do INSS Antonio Marcos chamou-a para um atendimento no interior do prédio do INSS  unicamente pelo motivo de os computadores de fora estarem ocupados atendendo outras pessoas. Devido o fato de a entrevista ser reservada Amanda sentiu-se duvidada pelo funcionário do INSS e de praxe pôs a culpa na diretoria do STR de Dona Inês por suposta conspiração, foi o motivo pelo qual seu pai entrou no SINDICATO e quebrou quase tudo.
JULHO:

Prefeito de Dona Inês responde a onda de denuncismo contra a sua administração

ESTADO DA PARAÍBA PREFEITURA MUNICIPAL DE DONA INÊS GABINETE DO PREFEITO
NOTA OFICIAL DE ESCLARECIMENTO AO PÚBLICO
A Prefeitura Municipal de Dona Inês vem por meio deste, esclarecer o que consideramos factóides publicados pelo Blog Polêmica Paraíba, no dia 28 de junho, e repercutidos em alguns meios de comunicação da região. Primeiramente, destacamos que, todo o conteúdo difamatório que foi publicado, tem cunho totalmente político, onde nossos adversários de plantão ainda não desceram do palanque e tentam a todo custo usar de artimanhas caluniosas e a todo tempo distorcer e maquiar as ações e obras dessa gestão.

DONA INÊS/PB: III CONFERÊNCIA MUNUCIPAL DE SAÚDE


O município de Dona Inês localizado  realizará nesta quarta-feira dia 06 de julho de 2011 sua III CONFERENCIA MUNICIPAL DE SAÚDE,  o prefeito fez convite para toa a populção  se fazerem presentes, no momente será depatido o financiamente da sáude sobre os trabalahdores em saúde, o evento será realizado no CEMCAP no Bairro Nova  Conquista s/n Centro Dona Inês/PB as 8:30 às 13:00 horas
 

2ª Caminhada do Anda Brasil aconteceu em Dona Inês



2ª Caminhada do Anda Brasil aconteceu neste sábado (16)No último sábado (16) aconteceu a 2ª CAMINHADA ECOLÓGICA - TRILHA MATA DO SERÓ; uma oportunidade para mostrar suas belezas e encantos aos nossos visitantes e também aos habitantes do município.
Recebemos caravanas de caminhantes de várias cidades dentre elas podemos constatar; João Pessoa, Campina Grande, Lagoa Seca, sem contar com a participação dos moradores locais.
Para nós foi grande satisfação termos o reconhecimento de pessoas de várias idades e etnias, pois recebemos um grupo de Japoneses com a faixa etária de 15 aos 82 anos que com muito entusiasmo e disciplina que lhe é peculiar fez a caminhada percorrendo 10,7 km, sem mostrar nenhum cansaço..
AGOSTO:

Em Dona Inês-PB. Após família ter casa desabada pelas chuvas, comunidade começa a construir um novo lar.


Após a Talismã FM noticiar um desabamento em uma casa na localidade de Serra do Sítio, em Dona Inês-PB, a população, em um ato de solidariedade, se reuniu e está fazendo uma campanha para arrecadar dinheiro e material de construção para erguer um novo lar para a família que é formada por quatro pessoas; Dona Mocinha; Dona Maria; Seu Cícero e o filho da Mocinha, Antônio Carlos.

Jogo alusivo ao dia dos Pais, reuni filhos de seu Pedrinho Justino aqui em nossa cidade.

Aconteceu hoje 14/08 aqui em nossa cidade sob um clima bastante festivo e descontraído, uma partida de futsal organizada pelo secretário de sportes de Dona Inês, Mano. O evento serviu para marcar a passagem do dia dos pais e assim sendo, tivemos o privilégio de receber o time formado pelos filhos do senhor Pedrinho Justino, que conseguiram reunir-se nesse dia, todos na casa do pai, muitos que há anos não vinham a Dona Inês, e dessa forma, homenagear o seu progenitor.
Da Redação/Edição Fernando Lúcio

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.