O ACUDE DO LAGEDO PRETO FOI CONSTRUIDO PELO PARAÍBANO QUANDO EXERCEU O CARGO DE PRESIDENTE DA REPÚBLICA EPITACIO PESSOA POR VORTA DE 1922. ÉPITACIO PESSOA PRESIDIO OS TRÊS PODERES DO PAÍS. O ACUDE DO LAGEDO PRETO DESTE ENTÃO NUNCA FOI LIMPO, SERÁ QUE SÓ SERÁ LIMPO QUANDO OUTRO PARAIBANO CHEGAR A PRESIDENCIA DA REPUBLICA?
A eleição de 1919 Epitácio Pessoa disputou a sucessão de Delfim Moreira, vice presidente da república que assumiu a presidência devido ao falecido presidente eleito Rodrigues Alves. Foi indicado candidato a presidente quando representava o Brasil na Conferência de Versalhes. Nas eleições de 13 de abril de 1919, Epitácio teve 286.373 votos contra 116.414 votos dados ao já septuagenário Rui Barbosa, vencendo as eleições sem nem ter saído da França[1]. Retornou ao Brasil em 21 de junho de 1919.
A eleição de Epitácio Pessoa ocorreu quando ele estava na França, caso único na história da república brasileira. Sua eleição também foi a única na República Velha que não ocorreu na data oficial das eleições presidenciais: 1 de março.
Sua candidatura foi apoiada por Minas Gerais. Sua vitória foi marcada por simbolismos, pois um presidente paraibano representava uma primeira derrota da política do café-com-leite, tendo apenas o gaúcho Hermes da Fonseca sido uma solitária exceção uma década antes. Contudo, ainda assim ele representava a escolha das oligarquias paulista e mineira.
0 comentários:
Postar um comentário