De janeiro até outubro deste ano, a
Paraíba aumentou em 3,5% o número de turistas em relação a 2010. Os
números são baseados nas Fichas Nacionais de Registros de Hóspedes
(FNRH) e nos Boletins de Ocupação Hoteleira (BOH), computados pela
Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). De acordo com os números da
Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a
movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional Presidente Castro
Pinto, na Grande João Pessoa, apresentou um crescimento de 21,2% nos
nove meses de 2011, em relação ao mesmo período do ano passado.
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Orla da Capital |
O fluxo global de turistas, até outubro deste ano, foi de 1.175.375, e
a estimativa da PBTur é que, até o final deste ano, a Paraíba receba
cerca de 1,4 milhão de turistas, superando a marca alcançada em 2010.
“Além das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, a Paraíba vem atraindo
turistas de outros estados do país e também do exterior”, disse Ruth
Avelino, presidente da estatal do turismo da Paraíba. Os visitantes
estrangeiros, em sua maioria, provêm dos Estados Unidos e Europa.
Segundo a executiva, o crescimento do número de visitantes, tanto na
alta quanto na baixa estação do ano, se deve à determinação do
governador Ricardo Coutinho de priorizar a divulgação do potencial
turístico do Destino Paraíba em eventos turísticos. De lazer e de
negócios. Ruth Avelino destacou ainda o processo de dotar o Estado de
infraestrutura, como as obras de melhoramento das rodovias, a busca de
parceria para a ampliação dos aeroportos, a ampliação de companhias
aéreas operando na Paraíba e o início das obras do Centro de Convenções
de João Pessoa.
Durante todo este ano, a PBTur e o trade turístico participaram de
quase todos os eventos nacionais, além de cinco internacionais. E também
apoiou diversos eventos turísticos, como o Road Show Paraíba, a
capacitação de gerentes das principais operadoras do Brasil (CVC, TAM,
Trend, Visual e Shangri-la) e a captação de eventos em ação conjunta com
o Convention Bureaux de João Pessoa e de Campina Grande.
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Cachoeira do Roncador |
Estas ações foram fortalecidas, segundo a
executiva, em função de um intenso e contínuo trabalho que a PBTur vem
realizando com a mídia, sobretudo a espontânea, em todo o país – a
exemplo da realização de “fampress” com os principais veículos de
comunicação do país.
O Destino Paraíba foi destaque em jornais como a Folha de São Paulo,
Correio Braziliense, O Popular de Goiânia, A Tarde (Bahia), O Dia (Rio
de Janeiro), Revista Esporte e Ação, TV Globo (e as afiliadas São Paulo,
Minas Gerais, Mato Grosso e Tocantins), TV Record e TAM Nas Nuvens; os
portais Uol, Terra e IG; além a mídia especializada em turismo, a
exemplo do Panrotas, Viajar É Simples, Via G, e revistas de bordo, como
TAM e Avianca, entre outros veículos de comunicação.
O diretor de Marketing da estatal do Turismo, Temi Cabral, explicou
que a previsão é que em 2012 o trabalho de divulgação da Paraíba nos
estados emissores de turistas do país seja ainda mais intensificado.
“Quando todos os envolvidos trabalham de forma unificada há resultados
satisfatórios. Não tenho dúvidas de que essa parceria se manterá no ano
que vem”, disse.
Hotelaria e mão-de-obra – João Pessoa está tendo uma
das melhores temporadas turísticas já vivenciadas em sua história. A
maioria dos hotéis da orla está lotada para o Réveillon, com uma
ocupação média de 72% até outubro, chegando a 95% nos finais de semana e
feriados prolongados. Para a presidente da Associação Brasileira da
Indústria de Hotelaria (ABIH-PB), Manuelina Hardman, o aumento do fluxo
de turistas ocorre também devido a um calendário oficial de eventos,
resultado da parceria da PBTur e o trade, cada vez mais forte, elevando a
participação da Paraíba nas feiras, congressos e treinamento de agentes
e operadoras.
Os bares e restaurantes, especialmente
os localizados no Litoral Sul, deverão registrar um aumento de cerca de
30%, segundo estima Paulo Amaral, diretor da Associação Brasileira de
Bares e Restaurantes (Abrasel-PB).
Para o gerente executivo do Convention
Bureau de João Pessoa, Ferdinando Lucena, a capital paraibana tem
condições de captar e realizar um número significado de eventos de médio
e pequeno portes. “A realização de eventos é hoje uma das estratégias
mais eficazes para divulgar uma cidade ou região, contribuindo de forma
eficaz para o avanço e o equilíbrio do mercado turístico local”,
afirmou.
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Hotel Tambaú |
Para oportunidade de mão-de-obra, há vagas e oportunidades de
trabalho para vários profissionais, de acordo com empresários do setor. O
resultado do volume de trabalho é a contratação de mais pessoal do
setor de receptivo, como atendentes, motoristas, guias de turismo,
gerentes e auxiliares administrativos. A Luck João Pessoa abriu vagas
para mais de 30 pessoas, entre eles, dez motoristas. “Precisamos
contratar mais profissionais para atender a nossa demanda da melhor
forma possível”, disse Christiane Pereira, da Luck João Pessoa.
Já a empresária Fernanda Schwermann, da operadora de receptivo Mais
Brasil, afirmou que a sua empresa também tem registrado um aumento
significativo de passageiros embarcados. Segundo ela, são mais de 200
pessoas por semana, o que representa uma média de 800 por mês.
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Pedra da Boca |
Roteiros – Para encantar os turistas, a Paraíba
conta com pontos para visitação durante todo o ano. Entre eles, os
roteiros “Sol e Mar”, “Encantos e Mistérios do Lajedo do Pai Mateus”
(Cabaceiras), “Pedra da Boca” (Araruna), “Cachoeira do Roncador e
Paisagens Serranas” (Bananeiras), “Engenhos da Região Histórica”
(Areia), “Inscrições Rupestres’ (Ingá) e “Vale dos Dinossauros” (Sousa).
Um dos destaques é o “Maior São João do Mundo”, em Campina Grande, a
120 km da Capital.
Com Ascom/pb
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