O Município de Dona Inês tem um histórico de convivência com a falta de água desde a sua criação. No decorrer dos anos secas terríveis assolaram o município. Na década de oitenta era comum observar levas de pessoas que passavam a noite em pequenos mananciais à espera do liquido.
No governo Burity, após a construção do açude cacimba de Várzea em Cacimba de Dentro e de uma adutora, após quase cem anos de espera a água chegava as torneiras, porém inadequada para o consumo humano, era 15% menos salgada que a água do mar conforme comumente se ouvia.
No governo Maranhão com a construção da barragem de Canafístula em Borborema, finalmente a água doce chegava às torneiras de Araruna, no inicio uma interminável espera, era necessário que a barragem recebesse água e as chuvas escassas dificultavam, mas finalmente chegou.
A barragem Canafístula tem a capacidade de pouco mais de 4 milhões de metro cúbicos e passou a atender a cerca de 10 municípios. Com o passar dos tempos, outras localidades inclusive da zona rural foram recebendo a água, o número de consumidores foi se multiplicando e passamos a enfrentar um novo problema, o racionamento anual.
Para complicar de vez a situação a adutora após tantos anos sem ser substituída, nem melhorada é hoje uma verdadeira peneira, se aumenta a pressão a tubulação estoura, mesmo agora, com água suficiente na barragem, ela não consegue chegar às torneiras e o drama aumenta sem que haja uma solução.Portanto a população sofre diariamente.
Foi anunciada para fevereiro a inauguração da barragem de Jandaia iniciada no segundo Governo de José Maranhão e agora finalizada no Governo Ricardo
Coutinho. Espera-se que haja rapidamente a interligação das adutoras e a substituição das partes deterioradas da velha adutora, para que o problema tenha uma solução.Contudo o ideal é que seja feito a Adutora de Jandáia em Direção ao Município de Dona Inês para abastecer Tacima e Riachão, pois caso seja Mantida o modelo da Adutora Atual, nosso Município continuará sofrendo com a falta de água, pois ficará no final da adutora e qualquer pequeno problema será a ultima a ser abastecida, então será necessário que a população se organize para reinvidicar ao Governador no dia da inauguração de Jandáia no mês de Fevereiro, no entanto o povo deve mostra e solicitar ao Governador Adutora de Jandáia para Dona Inês, Tacima e Riachão atraves de Cartazes, Faixa e de manifestações democráticas e pacíficas, também pode ser usadas latas de água fazia, pois o Governador tem que ver com seu próprios olhos o sofre do povo, porém não adianta nada ficar xingando funcionário da CAREPA, Culpando Autoridades Menores, se o Problema é do poco e a competência é do Governador a solicitação deve ser feita a ele próprio sem atravessador, quem sabe faz a hora não espera acontecer
De nada adianta a instalação hidráulica do inicio até a torneira, sem que chegue a água, esse é um problema crucial de Araruna, que merece atenção de todos os ararunenses e mais das autoridades para que seja resolvido, porém se faz necessário que nós cidadãos exerçamos o nosso direito de cobrança por um serviço de qualidade.
Água é vida, é necessário consumirmos com moderação todo nós
0 comentários:
Postar um comentário