Cinquenta e dois produtores culturais e artistas apresentaram seus projetos, nesta segunda-feira (4) aos organizadores do Caminhos do Frio, evento que acontece em seis cidades do Brejo paraibano em julho. A Rodada de Negócios promovida pelo Sebrae teve como objetivo aproximar os artistas dos municípios, diversificando, assim, as atrações culturais do evento realizado nas cidades de Bananeiras, Serraria, Pilões, Alagoa Nova, Alagoa Grande e Areia.
Cada um dos municípios terá em torno de R$35 mil para contratar as atrações culturais. Como são seis cidades, serão cerca de R$210 mil que serão movimentados na área cultural, durante o evento. Os projetos apresentados na rodada de negócios têm, em média, um investimento unitário de R$ 4 mil, podendo variar de R$600 a R$20 mil. Cada um dos municípios terá cinco oficinas culturais e dez apresentações artísticas.
A gestora de Turismo do Sebrae Paraíba e organizadora da Rodada, Regina Amorim, explicou que a programação do Caminhos do Frio ainda não está fechada. “Até a próxima sexta-feira vamos organizar a programação e enviar para a Secretaria Estadual de Cultura. O Sebrae deu a oportunidade aos artistas mostrarem seus trabalhos, mas quem contrata cada um deles é o município. Só depois disso teremos uma programação finalizada para divulgar”, esclareceu Regina Amorim.
Para o ator e cantor, Liz Albuquerque, a rodada de negócios foi uma excelente oportunidade para apresentar seu trabalho. “Estamos com o espetáculo ‘Paraíba, sim sinhô’, que conta a história da Paraíba, com uma equipe de 25 profissionais, e que queremos levar para todo o Estado. O Caminhos do Frio é uma ótima oportunidade”, disse Liz.
Além das apresentações, produtores e consultores podiam apresentar projetos de oficinas de capacitação a serem oferecidas no evento do Brejo. A consultora em gestão de projetos, Mary Cristina, levou a proposta de capacitação em projetos culturais. “Promover essa rodada foi muito interessante. Tive uma excelente oportunidade de mostrar a minha sugestão de trabalho, que enfoca justamente uma área carente, que é o planejamento de projetos culturais”, afirmou Mary.
“A rodada de negócios foi uma experiência maravilhosa para os artistas, produtores e consultores que pretendiam mostrar seus trabalhos e participar do Caminhos do Frio. Com isso, o evento deste ano terá novas atrações diversificadas”, disse. Segundo ela, foram mostrados projetos de profissionais de artes cênicas, música erudita, instrumental, forró, chorinho, dança, contação de histórias, grafitagem, dentre outros.
Caminhos do Frio
O Caminhos do Frio teve início no ano de 2006. Este ano, começará no dia 16 de julho em Areia e a expectativa é que mais de 30 mil pessoas participem do evento. Durante mais de um mês, cada uma das cidades que, em julho, têm temperatura em torno de 12°C, apresenta uma diversificada programação cultural, além de festival gastronômico e riqueza arquitetônica. Além de fomentar o turismo e a geração de emprego e renda, o evento é uma forma de disseminar a cultura paraibana.
Assessoria
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