quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A etapa onde o mundo da leitura é apresentado para os novos navegantes: A alfabetização



A alfabetização é a base da educação básica. Tudo o que aprendemos ao longo da vida carrega um pouco da influência de como iniciamos a nossa trajetória acadêmica, na alfabetização. Cada um de nós recorda um pouco de como foi o tempo em que íamos à escola, aprendíamos sobre o alfabeto e convivíamos com nossos primeiros colegas de classe.
No entanto, quem deve melhor lembrar-se de cada história a frente desse compromisso que gira em torno do processo de alfabetização são os professores. Todo profissional da educação deve estar preparado para "dirigir" a reflexão de seus alunos. Dirigir, entretanto, não é tolher a livre expressão, ao contrário é estimular dentro de determinados parâmetros. É dar ao aluno a possibilidade de interpretar determinado texto e não deixar de corrigi-lo quando fracassar. O professor não deve ser preparado para aceitar tudo que seus alunos fazem, onde mesmo identificando falhas, deixa de impor a realidade fazendo com que o errado se torne certo.
Condutas como essa podem não ser tarefa fácil, pois além do aprendizado, os professores devem "se armar" contra as travessuras daqueles pupilos mais levados em sala de aula. E para os alunos, é sentido como a forma pela qual seus professores o repreendem após qualquer estripulia estimula, ou não, o interesse em aprender.
Para a professora de alfabetização Neves (foto), do Educandário Sonho Meu, em Guarabira, outros fatores podem contribuir, e atrapalhar, no processo de alfabetização, a exemplo da localização dos estudantes. Segundo ela, um aluno que termina o Jardim 2 e inicia a alfabetização na mesma escola tem maior êxito para aprender, devido a convivência dentro da escola e com os professores, pois a interação é adquirida com mais facilidade. Ao contrário de quem vem de outro colégio e vive em um ambiente novo, pois o método de ensino causa um contraste no aluno.
A exemplo da professora Neves, para qualquer mestre que leva consigo a responsabilidade de instruir os alunos que estão começando a conhecer esse ilimitado mundo da leitura, não basta apenas utilizar recursos e metodologias escolares, demonstrar vontade e estímulo, adicionados a um sábio domínio psicológico, também é um grande diferencial.


Chico Neto
Nordeste1

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.