sábado, 22 de dezembro de 2012

Fiscal do CRM critica atitude da nova Secretaria de Saúde perante equipe do SAMU em Guarabira



Na tarde desta sexta-feira (21), a reportagem da Rádio Rural entrevistou o Dr. Eurípedes Mendonça, responsável pelo setor de fiscalização do Conselho Regional de Medicina. Ele estava em Guarabira para cumprir demanda do Ministério Público e realizar vistorias no SAMU, assim como efetuou o mesmo trabalho nos SAMUs de outras cidades do Estado, a exemplo de Caiçara e Cajazeiras.
Segundo a avaliação do Dr. Eurípedes, a situação do SAMU na Capital do Brejo é considerada satisfatória, pois apesar de estar em um local alugado e que não foi construído de acordo com a estrutura esperada para o funcionamento de um serviço de atendimento médico, oferece conforto, espaço e comodidade para os profissionais e equipamentos. A capacitação da equipe médica atuante também foi um fator positivo encontrado pela fiscalização do CRM.
No entanto, uma das enfermeiras do SAMU afirmou que, recentemente, o Secretário de Saúde da futura gestão de Zenóbio Toscano, o Dr. Wellington, em companhia das enfermeiras Kátia e Kássia, essa última sendo enfermeira chefe do Hospital Regional, estiveram no SAMU cobrando o uniforme, ou macacão, usado pela equipe do Serviço para o uso dos novos profissionais, já que os atuais contratos se vencem no dia 31 de dezembro, não havendo renovação.
Porém, de acordo com a portaria 20/26-2011, que estabelece regras para o funcionamento dos SAMUs, apresentado pelo Dr. Eurípedes, é pregado a capacitação permanente de toda a equipe, e que a troca de médicos e socorristas sem nenhuma razão lógica é, conforme afirmou o fiscal do CRM, uma atitude irresponsável e um desserviço à população, pois não se sabe se a outra equipe está capacitada para efetuar a função.
Quanto aos uniformes, se acordo com a enfermeira que relatou o caso, não haverá devolução, pois é de responsabilidade de cada profissional providenciar o seu uniforme.


Da Redação / Nordeste1

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.