quarta-feira, 13 de março de 2013

Bispo Dom Lucena fala sobre conclave e Campanha da Fraternidade na Rádio Rural



Bispo Dom Lucena fala sobre conclave e Campanha da Fraternidade na Rádio Rural
O bispo diocesano Dom Lucena concedeu uma participação no Programa Grande Jornal 850 - 1ª Edição, na manhã desta quarta-feira (13), na Rádio Rural de Guarabira, para tratar de assuntos relacionados a expectativa em torno da escolha do novo papa, além da Campanha da Fraternidade 2013, que tem como tema a juventude.
Questionado pelos apresentadores Digenilson Silva e Fábio Dutra, o bispo falou sobre o conclave, antecipando sua surpresa em ver que, diferente das votações anteriores, a escolha do novo papa acontece após a renúncia do anterior, e não a morte como era ocorrida anteriormente. Quanto a posição de Bento XVI, Dom Lucena classificou sua atitude como louvável, e ressaltou a humildade e coragem pela qual o atual papa emérito usou em tomar essa decisão.
Em relação ao processo de votação, Dom Lucena afirmou que estão previstos quatro escrutínios por dia, e os votos começarão a convergir em torno de dois, três ou quatro cardeais. O mundo todo fica de olho na chaminé da Capela Sistina. A fumaça preta significa que ainda não temos Papa, e a branca sinaliza que o novo chefe da Igreja foi escolhido. Ao todo são 115 cardeais aptos a votarem, sendo que são necessários 77 votos para que o anúncio "Habemus Papam" seja proferido.
Perguntado sobre sua expectativa quanto ao novo papa, Dom Lucena falou que apesar de já haver alguns favoritismos, uma decisão inesperada é possível, exemplificando o caso de João Paulo II, em 1978.
Quanto a Campanha da Fraternidade, que esse ano será focada nos jovens, o bispo destacou a necessidade em redirecionar a juventude para a vida cristã, tendo em vista o índice de criminalidade e assassinatos envolvendo jovens. Dom Lucena também falou sobre a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada em julho no Rio de Janeiro e que poderá contar com a presença do novo papa.
CLIQUE AQUI e confira um trecho da participação de Dom Lucena na Rádio Rural onde ele fala sobre a Campanha da Fraternidade.

 


Da Redação / Nordeste1

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.