quarta-feira, 1 de maio de 2013

Secretário rebate denúncias de ex-vereador sobre suposta má distribuição da água em Solânea



A assessoria da Secretaria do Meio Ambiente enviou nota à imprensa rebatendo denúncias feitas pelo ex-vereador de Solânea, Sandro Maranhão, sobre uma suposta má distribuição de água no município e veiculada no FOCANDO A NOTÍCIA. De acordo com a nota, a comparação feita pelo ex-parlamentar a respeito do volume de água existente na Barragem de Canafístula II não pode ser feita por conta da situação que atualmente é diferente.
barragem
Conforme as explicações da secretaria, as fotos publicadas na reportagem e que mostram a barragem quase vazia foram tiradas no ano de 1998 quando o reservatório estava passando por obras de ampliação. “Na época desta imagem a barragem abastecia apenas a cidade de Solânea. A cidade de Bananeiras era abastecida pelo açude da UFPB. Cacimba de Dentro, Araruna, Tacima e Dona Inês eram abastecidas pelo açude Cacimba da Várzea. A nova barragem que passou a ser conhecida  como Benjamim Maranhão foi inaugurada no ano de 2000 e passou abastecer mais 09 cidades”, diz a nota.
Em abril de 2012, segundo a secretaria, a barragem estava com 52% de sua capacidade máxima e, no dia 15 de abril deste ano, quando o abastecimento foi suspenso o reservatório estava com apenas 6% de sua capacidade total. “Se não tivesse sido suspenso o bombeamento, provavelmente a barragem estava vazia”, cita a resposta da pasta do Meio Ambiente acrescentando que as informações podem ser encontradas no site da AESA  no seguinte link: http://site2.aesa.pb.gov.br/aesa/volumesAcudes.do?metodo=selecionarMesEAnoVolumesMensais
O Secretário do Meio Ambiente, afirma a nota, após verificar estas informações junto a AESA e a CAGEPA, concluiu que a empresa agiu de forma a evitar um dano maior à população quando suspendeu o bombeamento ainda este mês. Para o secretário, “se a CAGEPA achasse viável enviar água para a população, ela não se eximiria de seu dever, já que lucra com a venda do líquido precioso”.
Em relação a parceria da Prefeitura com a CAGEPA o secretário relatou que, “a prefeitura tem dado assistência à população da melhor forma possível colocando pontos de abastecimentos com caixas d’águas em vários lugares da cidade, além de ter reestruturado os poços para melhor atender a população, sabemos que a dificuldade se torna maior porque a população urbana da cidade é de quase 20 mil pessoas, mas a prefeitura está somando esforços para atender a todos indistintamente”
Redação/Focando a Notícia

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.