BeniltonA tarde desta terça-feira, 12, na Câmara Municipal de João Pessoa foi pra lá de tumultuada, e exigiu a ação de seguranças para evitar que o vereador Benilton Lucena (foto) fosse agredido por agentes de saúde. A polícia também foi chamada, mas permaneceu apenas na frente da casa.
A revolta da categoria ocorreu quando o vereador petista tentou impedir, dizendo basear-se no regimento interno, que o vereador Renato Martins (PSB) continuasse a presidir a sessão especial em que discutia o incentivo financeiro dos agentes de saúde.
Renato abandonou o plenário e os agentes partiram pra cima de Benilton, sendo contidos pelos seguranças. O vereador Lucas de Brito (DEM) passou a presidir os trabalhos, mas um novo tumulto, pouco tempo depois, levou ao encerramento da sessão.
Presente, o secretário da Saúde, Adalberto Fulgêncio, também foi hostilizado com palavrões pela plateia, composta de cerca de 200 agentes de saúde.
Durante sessão ordinária, em 22 de outubro, Renato Martins apresentou um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a fixar o valor do incentivo financeiro para os profissionais da categoria. Segundo o projeto, cada agente de saúde receberá R$ 950,00 por mês, e, no último trimestre de cada ano, será repassada uma parcela extra com base no número de agentes registrados no cadastro de equipes e profissionais multiplicado pelo valor do incentivo.