segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Mais de 2,8 mil pessoas com o vírus da AIDS são atendidas no Hospital Clementino Fraga, em JP


aidsO Hospital de Doenças Infecto-contagiosas Dr. Clementino Fraga, que integra a rede de serviços de Saúde do Estado, está prestando atendimento a 2.834 pessoas  portadoras do vírus da AIDS, incluindo 34 crianças. Esses pacientes fazem o tratamento e recebem o medicamento gratuitamente na unidade de saúde.


A diretora do Hospital Clementino Fraga, Adriana Teixeira afirmou que  uma das principais dificuldades no tratamento do paciente soro positivo é o medo que ele tem de sofrer preconceito, por isso muitos acabam escondendo o diagnóstico dos familiares e dos amigos. Adriana afirmou ainda que as campanhas devem ser permanentes, independente das datas comemorativas, para que cada vez mais as pessoas sejam conscientizadas a fazer o teste rápido e a se prevenir da doença.

O Clementino Fraga funciona em João Pessoa e é referência estadual no tratamento em tuberculose, hanseníase, DST/HIV/Aids, dengue e hepatites virais.
O ambulatório do hospital oferece atendimento em infectologia (DST/HIV/Aids), pneumologia sanitária, dermatologia sanitária, pediatria, cardiologia, endocrinologia, psiquiatria, neurologia, neurocirurgia, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgião vascular, gastroenterologia, angiologista, hepatologia, odontologia, nefrologia, urologia, proctologia, otorrinolaringologia, clínica geral, ginecologista e homeopatia.

Para atender a demanda o Clementino Fraga conta com uma estrutura física e com uma equipe de profissionais multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, dentre outros profissionais que atuam de forma que o usuário do serviço se sinta acolhido e bem atendido.

“ A missão da unidade de saúde é prestar um serviço especializado, com qualidade e humanizado a pessoas que são acometidas de doenças infecto-contagiosas”, comentou Diretora clínica do Hospital Ana Paiva.

A diretora geral Adriana Melo Teixeira fez um balanço das atividades e ressaltou que o Hospital Clementino Fraga atualmente é referência em novas patologias, como leptospirose e hepatites virais. “O usuário pode, inclusive, realizar testagem em hepatite B aqui no hospital”, destacou.

Outros serviços – O Clementino Fraga também dispõe de um centro de diagnóstico por imagem, disponibilizando os serviços de tomografia, ultrasonografia, endoscopia e raios-x. O hospital tem um laboratório onde são realizados os exames como a testagem rápida de HIV e testagem de hepatite B.

Outro serviço é a Assistência Domiciliar Terapêutica (ADT), que consiste na assistência hospitalar a portadores de HIV/AIDS dentro do princípio da “desospitalização”, em que uma equipe multidisciplinar acompanhará o tratamento do paciente em sua residência.

Dados – Durante o ano de 2013, a SES mobilizou uma força-tarefa para implantar o teste rápido da AIDS com também das Hepatites Virais na Atenção Básica, com o objetivo do diagnóstico precoce. Foram realizadas várias ações de testagem rápida para pessoas privadas de liberdade, profissionais do sexo, homossexuais, travestis, como também para a população em geral.

De acordo com dados da SES, em 70% dos municípios paraibanos já existe o teste rápido, e só este ano 314 pessoas que fizeram essa testagem foram diagnosticadas com o vírus da Aids na Paraíba. De 1985 até o momento, 5.412 pessoas, entre adultos e crianças, foram diagnosticadas com HIV no Estado. Até o mês de outubro, 2.905 adultos e 29 crianças estavam em tratamento.

Os locais de atendimento para Aids/HIV são o Hospital Clementino Fraga e o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU), em João Pessoa, o Hospital Universitário Alcides Carneiro e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), em Campina Grande, os SAE Municipais de Santa Rita, Cabedelo e Patos, além da 9ª Gerência Regional de Saúde, em Cajazeiras.

“O atendimento no interior é realizado por infectologistas nos SAE municipais, e a cada três meses o paciente é encaminhado para o Clementino Fraga, em João Pessoa, para a coleta de CDS e carga viral”, explicou Ivoneide.
Paulo Cosme

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.