terça-feira, 1 de outubro de 2013

Governo do Estado da PB inicia programação alusiva ao “Outubro Rosa”


Governo do Estado da PB inicia programação alusiva ao “Outubro Rosa”
 O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, iniciou, na manhã desta terça-feira (1º), a programação alusiva ao “Outubro Rosa”, que tem com principal objetivo a realização de ações educativas e preventivas contra os cânceres de mama e colo de útero. A programação começou na maternidade Frei Damião numa iniciativa do Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) da unidade saúde em parceria com a ONG Amigos do Peito e tem como tema “ Não Perca a Intimidade com a Prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero”.


Durante toda a manhã, houve o acolhimento de funcionários, visitantes e pacientes internadas, que receberam folderes explicativos sobre as doenças, além do “Laço Rosa”, que simboliza a Campanha. A programação teve continuidade às 9h30 com a celebração de uma missa em ação de graças e logo em seguida houve um lanche coletivo.


A vice-presidente da ONG Amigos do Peito, Marie Malzac, explicou que a programação vai se estender por todo o mês de outubro com palestras e outras atividades educativas e preventivas. À tarde, a partir das 14h, aconteceu uma palestra no auditório da Maternidade Frei Damião, sobre o câncer de colo de útero. No dia 4, às 10 h, no mesmo local, a palestra será sobre o câncer de mama.


Dados - Marie Malzac explicou que, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa para este ano é para 640 novos casos de câncer de mama na Paraíba e 250 em João Pessoa. Com relação ao câncer de colo de útero, a estimativa é de 320 novos casos no Estado e 80 na Capital. Dados da Gerência Operacional de Resposta Rápida da Secretaria de Estado da Saúde aponta que no período de 2008 a 2012, foram registrados 987 óbitos na Paraíba enquanto o câncer de colo de útero foi responsável por 450 mortes.


De acordo com a enfermeira Cristiane Arcella, que coordena o Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) da Maternidade Frei Damião, a programação na unidade de saúde se estende até o dia 25, quando a maternidade estará aniversariando. Durante todo esse período acontecerá um ciclo de palestras e várias outras ações voltadas para a prevenção do câncer de mama e colo de útero. Como parte da programação cultural no dia 8, a partir das 18h, acontecerá o “Forrosa”, no Chopp Time, no bairro do Bessa. A festa é para arrecadar fundos para a ONG Amigos do Peito.


A funcionária Graciere Estolano, 44 anos, que trabalha no setor de apoio da maternidade Frei Damião participou da campanha. Ela recebeu o laço cor rosa e o material informativo sobre o câncer de mama e de colo de útero. “É muito importante a prevenção e eu acho que a gente deve se cuidar mais fazendo a mamografia e o exame citológico”, destacou. A mesma opinião tem a colega dela Zilda Carneiro, 50 anos, que arte terapêutica. “ O conselho que eu dou é que as mulheres a partir dos 40 anos procurem um mastologista para fazer a mamografia como também o ginecologista para fazer o exame citológico”, orientou.


Niedja Patrícia, 26 anos, fez uma curetagem e veio à Maternidade Frei Damião fazer uma avaliação médica do procedimento. Apesar da pouca idade, ela disse que já começou a se prevenir fazendo o citológico periodicamente e antes mesmo de completar os 40 anos, vai fazer a mamografia. Grávida do quarto filho, Suzana Trajano dos Nascimento, 23 anos, recebeu o material informativo e o laço das mãos da enfermeira Cristiane Arcella e prometeu que a partir de agora vai se cuidar mais.


Além da programação da Maternidade Frei Damião, a Secretaria de Estado da Saúde está encaminhando ofício à todas as Gerências Regionais de Saúde solicitando a adesão dos municípios à campanha para que os gestores também desenvolvam ações educativas e preventivas em alusão ao tema.


Prevenção – A mamografia é a segunda maior arma de combate ao câncer de mama. Existem várias maneiras de se cuidar e o auto exame não é a única. Com a mamografia é possível reduzir em 20% as chances de desenvolver a doença e garantir 98% de chance de cura, caso a doença se desenvolva.


Sobre as doenças


Câncer do colo de útero – O câncer de colo de útero é responsável por alta taxa de mortalidade entre as mulheres. É o segundo tipo que mais mata mulheres na Paraíba, ficando atrás apenas do câncer de mama. O diagnóstico precoce é fundamental para elevar a taxa de sobrevida. O exame papanicolau é o mais indicado para o diagnóstico do câncer do colo uterino que deve ser realizado anualmente a partir do início da vida sexual. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o papiloma vírus humano (HPV) pode ter relação com os casos de câncer de útero. São mais de 200 tipos diferentes de HPV, classificados como tendo baixo risco de câncer e alto risco. Somente os de alto risco estão relacionados a tumores malignos.


Câncer de mama - O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. É o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhão de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, o Ministério da Saúde estima 52.680 casos novos em um ano, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terá um tumor nas mamas até os 90 anos de idade.


Serviços - Na Paraíba, existem cinco serviços cadastrados como credenciados para o atendimento às neoplasias: Centro de Alta Complexidade; Fundação Assistência da Paraíba, em Campina Grande; e o Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa. E como referência para tratamento das leucemias o Hospital São Vicente de Paula, em João Pessoa, e o Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande.


Outro serviço - No dia 25 de maio desse ano o município de Catolé do Rocha recebeu o primeiro serviço público de mamografia. O governador Ricardo Coutinho e o prefeito Leomar Maia inauguraram o setor de mamografia nas dependências do Centro de Saúde municipal, possibilitando a realização de exames em mulheres de 10 municípios da região.


O investimento para a instalação do mamógrafo foi de R$ 191 mil, oriundos do Estado e do Município, na instalação do equipamento necessário para o funcionamento. O mamógrafo foi adquirido por meio de uma pactuação entre a prefeitura de Pombal, de Catolé do Rocha e da Secretaria de Estado da Saúde, no valor de R$ 125 mil.


Sobre a Campanha - O Outubro Rosa é um evento mundial e tem por objetivo sensibilizar e alertar toda a população sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. A campanha iniciou-se na década de 90 nos Estados Unidos e ganhou repercussão e adesão em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama.


Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosa, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche, dentre outros eventos.


No Brasil - A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 2 de outubro de 2002, quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.


Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

Redação com Assessoria

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.